O Rede Cozinha Cidadã é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, criada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com o objetivo de proporcionar segurança alimentar e nutricional para as pessoas em situação de rua e instituido em caráter emergencial no início da pandemia, cenário de forte redução da circulação de pessoas e com restrições do comércio na cidade de São Paulo.

Além do apoio para as pessoas em situação de rua, o Rede Cozinha Cidadã contribuiu para a manutenção dos restaurantes afetados pelas medidas emergenciais adotadas.

Esse auxílio proporcionou aos pequenos estabelecimentos do ramo da alimentação apoio para superar as suas dificuldades. A iniciativa contou com mais de 190 estabelecimentos que se inscreveram por edital da Prefeitura. Cada restaurante recebeu R$ 10 por refeição fornecida.

Em pouco mais de um ano e meio o programa distribuiu 3,9 milhões de refeições, além de kits anticovid e água mineral. O programa chegou a fornecer 10 mil refeições diárias no período mais crítico da pandemia.

O Rede Cozinha Cidadã integra o conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura de São Paulo para redução de danos e combate aos efeitos da pandemia sobre a população mais carente. Está entre as prioridades do eixo social "SP Justa e Solidária", do Plano de Metas da Prefeitura (2020-21).