Diálogos Sociais

Diálogo social são mecanismos informais e não institucionalizados de interação entre o poder público, os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e demais cidadãos interessados. Além das instâncias e instrumentos formais, os órgãos e entidades da Prefeitura podem promover outros formatos de encontros que tornem possível a colaboração, a troca de experiências e incidência dos cidadãos nas políticas públicas.

Consulte aqui os eventos realizados que têm como foco a População em Situação de Rua.

Reunião para Esclarecimentos – Edital de Eleição Comitê Poprua
Reunião para esclarecimentos de dúvidas sobre Edital Eleitoral – Comitê Poprua 2020-2021. As inscrições para conselheiros da sociedade civil vão do 19/11 a 03/12
Data e horário: 25/11/2019 (segunda-feira) das 14h às 15h30,
Local: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Auditório Térreo (R. Líbero Badaró, 119 – Centro, São Paulo – SP)
Participação: Aberta ao público, especialmente pessoas em situação de rua e representantes de organizações, movimentos e coletivos que trabalham com população em situação de rua, sem necessidade de inscrição
Organização: Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua (SMDHC)


Elabora
Aula de habilidade e comunicação, oficina de currículo e processo seletivo
Data e Horário: 21/11 (quinta-feira) das 9h às 12h,
Local: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Auditório Térreo (R. Líbero Badaró, 119 – Centro, São Paulo – SP)
Participação: Aberta ao público, especialmente pessoas em situação de rua.
Inscrição: necessária inscrição via link disponibilizado nas redes da SMDHC ou presencialmente na R. Libero Badaró 119, 7º andar.
Organização: Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua (SMDHC); Fundação Paulistana (SMDET)


Abertura da 2ª Copa Poprua
Data: 07/11/2019
Local: Clube Escola da Mooca
Organização: Secretaria Municipal da Saúde, Centro Nossa Senhora do Bom Parto e Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Apoio: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, SABESP e Exército da Salvação.
A Copa integra 16 times, formados por pacientes das equipes de Consultório na Rua de diferentes territórios da cidade. Esses times realizam seus treinos acompanhados de técnicos das equipes de saúde ao longo do ano, e se reúnem neste mês para essa grande confraternização. Os jogos acontecerão às quintas-feiras de novembro, a partir das 9h, e a final será realizada no dia 09 de dezembro, também no Clube Escola da Mooca.


Circuito Cultural PopRua – Visita ao Museu do Futebol
Data: 07/11/2019
Local: Estádio do Pacaembu
Com o objetivo de facilitar e estimular o acesso das pessoas em situação de rua a espaços culturais na cidade de São Paulo, o Circuito Cultural PopRua promove, desde 2018, o acesso deste público a equipamentos culturais parceiros, por meio de visitas semanais. Com intuito de atingir a população em situação de rua das diversas regiões da cidade, a Coordenação PopRua realiza uma busca ativa em equipamentos da assistência social e da saúde para que os grupos frequentadores destes espaços participem das atividades. É escopo do Circuito Cultural PopRua, também, a promoção de formações para os profissionais da rede de serviços de saúde e assistência social do município que trabalham com esse público visando ao fortalecimento da cultura como instrumento de construção da autonomia das pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social.

No dia 7 de novembro foi realizada uma atividade com os conviventes do Centro de Acolhida Dom Fernando ao Museu do Futebol. A turma, composta por homens e mulheres com idades entre 18 e 70 anos, conheceu a história do futebol brasileiro e pôde avistar o belo campo de futebol do Estádio do Pacaembu.

 A Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua (SMDHC) e o Comitê PopRua também organizam mensalmente reuniões para discutir temáticas no âmbito da política municipal para a população em situação de rua. As reuniões são abertas ao público e sem necessidade de inscrição. Para acessar o calendário dessas reuniões, clique aqui.