Votação para novos conselheiros tutelares de São Paulo se encerra com tranquilidade

Foram mais de mil urnas distribuídas em 389 locais da capital. Apuração dos votos será iniciada nesta segunda-feira (22) e definirá os 260 novos conselheiros e conselheiras do município

Foto: Luiz Guadagnoli/SECOM
 

O processo para a escolha dos 260 novos integrantes dos Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo ocorreu neste domingo (21), entre às 9h e às 17h, em 389 pontos da capital. O pleito transcorreu com tranquilidade, sem registro de ocorrências graves. Cerca de 6.300 servidores municipais trabalharam para garantir organização e segurança durante o processo.

Após encerramento da votação, as mais de mil urnas foram lacradas e escoltadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) até o Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na zona norte, onde serão preservadas. Todo o processo foi acompanhado pelo Ministério Público Estadual e pelo comitê eleitoral formado por representantes da Prefeitura, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e conselheiros tutelares.

A apuração dos votos será realizada por leitura ótica das cédulas. A contagem terá início na manhã desta segunda-feira (22) e a expectativa é que os resultados sejam divulgados até o final da semana. Dos 1.562 candidatos inscritos, serão eleitos os cinco mais votados em cada região, para compor os 52 conselhos tutelares. A posse dos eleitos, que terão mandato de quatro anos, está prevista para o dia 6 de março.

Histórico
A primeira votação ocorrida no dia 15 de novembro do ano passado, foi anulada em decorrência de problemas ocorridos no sistema de votação eletrônica. A Comissão Central do Processo de Escolha dos Conselhos Tutelares, responsável pela organização do pleito, se reuniu com o prefeito Fernando Haddad e conselheiros em 17 de novembro e apresentou uma proposta que invalidava a eleição e marcava a nova data. No dia seguinte, a proposta foi ratificada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), que confirmou a nova votação para o dia 21 de fevereiro deste ano. As inscrições dos mais de 1.500 candidatos foram mantidas.

A Prefeitura instalou uma sindicância preliminar para apurar as responsabilidades quantos aos erros cometidos na eleição de novembro. A sindicância está em andamento e não interfere no processo deste domingo. Os valores contratados junto a duas empresas para realização do processo eleitoral não foram desembolsados pelo município, nem mesmo para a nova eleição. A quitação só acontecerá no final de todo o processo.

Novos conselhos
A novidade do processo de escolha é a criação de oito novos conselhos que passarão a funcionar na cidade neste ano, nos bairros de Capão Redondo, Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Jaraguá, Anhanguera, Sacomã, Tremembé e Vila Curuçá.

A definição dos bairros que receberão os novos Conselhos considerou uma série de fatores, tais como demandas antigas dos próprios conselheiros, do CMDCA e da sociedade civil, análise de dados demográficos e de vulnerabilidade social da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e análise de dados das secretarias municipais de Educação, Saúde, Cultura e Esporte e Lazer que subsidiam o programa Plataforma Centros Urbanos, do UNICEF.