10º Festival de Direitos Humanos começa no domingo

Edição de dez anos do evento tem entre as suas atrações a apresentação do cantor e compositor Jards Macalé; tem ainda futebol feminino e entrega do Selo de Direitos Humanos e Diversidade

O Festival de Direitos Humanos, da Prefeitura de São Paulo, organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, traz na abertura a apresentação de Jards Macalé que revisita o histórico show “Banquete de Mendigos”, organizado pelo cantor e compositor em plena ditadura militar, para comemorar os 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O show aconteceu em 1973, no MAM (Museu de Arte Moderna), do Rio de Janeiro, com a participação de músicos consagrados da música popular brasileira como Paulinho da Viola, Johnny Alf e Edu Lobo e talentos que estavam despontando como Gonzaguinha e Raul Seixas. O poeta Ivan Junqueira lia, nos intervalos das apresentações, trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O local do show foi cercado por tanques militares e houve uma tentativa de apropriação pelos agentes de repressão das fitas de registro do evento. Em seu lugar foram entregues pela organização fitas não gravadas.

Jards Macalé é uma das atrações do Festival de Direitos Humanos que nesta edição completa 10 anos

Essa nova apresentação será no auditório da Biblioteca Mario de Andrade, no dia 8/12, às 19h30, que tem capacidade para 110 lugares e a lotação será por ordem de chegada. Quem não conseguir os ingressos pode acompanhar a transmissão direta pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Abertura

O Festival abre no domingo, 4/12, com um jogo de futebol. A Seleção Feminina de Heliópolis enfrenta a equipe do Tiger, time feminino que faz parte da Federação Paulista de Futebol. Na torcida do jogo, que será na Arena Heliópolis, crianças da comunidade levarão bandeiras e cartazes com mensagens contra a intolerância no futebol. O objetivo é dar visibilidade à luta das mulheres e levar a mensagem em defesa dos direitos fundamentais da população.

“Este ano, o Festival de Direitos Humanos apresenta a marca de dez edições consecutivas e uma reflexão sobre o papel da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, na divulgação e defesa de direitos de vários segmentos da população, lembrando que em 2023, a Secretaria também completa dez anos de existência”, afirma Renata Mie Garabedian, coordenadora do Departamento de Educação de Direitos Humanos.

A programação do Festival inclui a entrega do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, no dia 9/12, no Memorial da Inclusão, que fica no Memorial da América Latina, presencialmente apenas para representantes das 227 instituições que receberam o certificado, a partir das 19h.

O Selo reconhece o papel de organizações do terceiro setor, organizações públicas e organizações do setor privado em políticas de inclusão de pessoas e diversidade no mercado de trabalho. Os participantes irão receber o símbolo do Selo, um troféu, cujo formato foi reelaborado e confeccionado exclusivamente nas aldeias localizadas nos territórios indígenas Tenondé Porã e Jaraguá, do município de São Paulo, com base no trabalho da artista Tamikuã Txihi (@tamikuatxihi).


SERVIÇO

10º Festival de Direitos Humanos
Abertura: 04/12, 10h, Futebol feminino pelos Direitos Humanos - Arena Heliópolis, (R. Cristo Redentor, 890 - Cidade Nova Heliópolis)

Show Jards Macalé: 08/12, 19h30, Auditório da Biblioteca Mario de Andrade (R. da Consolação, 94 – República)

Confira toda a programação do Festival nesse link.


Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação da SMDHC
E-mail: smdhcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: +55 (11) 2833-4160/4174/4175/4176 ou 4210