Cidade de São Paulo recebe a 5ª edição da Caminhada da AIDS

Ação conscientiza para prevenção da doença, que teve queda de infectados pelo quinto ano consecutivo

No próximo sábado (03/12), a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove a 5ª Caminhada da AIDS, que tem por objetivo dar visibilidade à luta das pessoas com HIV pelo direito ao tratamento. A concentração será no Largo do Arouche, onde haverá intervenções culturais e apresentações de DJs, cantores e drag queens, além de palestras sobre prevenção e direitos humanos. As Unidades Móveis da Coordenação de Políticas para LGBTI também estarão prestando serviços de orientação, acolhimento e atendimento à população.

O cortejo será no entorno do Largo do Arouche e terá início às 17h30. Para encerrar o evento haverá show com as drag queens Salete Campari, Diana Pequeno, Arthemys Beauty e Lohren Beauty, o Esquadrão das Drags, Alex Furtado (Gato), os Djs Alci e Gabi Soza e a cantora Joy Sales.

O tema desta edição é “Diga Não ao Preconceito: i = i”, que faz referência às dificuldades que pessoas que vivem com HIV ainda encontram para se relacionar, por conta do preconceito e da desinformação. Com o devido tratamento, uma pessoa pode reduzir sua carga viral a níveis indetectáveis e, nesse estágio, deixa de transmitir a doença para outras pessoas (indetectável = intransmissível).

Informações e tratamentos de prevenção como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), ainda são pouco difundidas e precisam de mais conscientização. A PrEP deve ser tomada antes da exposição de risco. Já a PEP, deve ser acessada em no máximo 72 horas após a exposição de risco, preferencialmente nas duas primeiras horas.

A 5ª Caminhada da AIDS também é organizada pela Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/AIDS da SMS, com apoio da Campanha + Dias, - Aids, + Liberdade, em conscientização ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (01/12). O Instituto Barong apoia a ação e realizará testagem para IST/HIV no evento.

Na cidade de São Paulo, o número de infectados por HIV registrado em 2021 caiu 37,5% na comparação com os últimos cinco anos. A informação consta do Boletim Epidemiológico 2021, divulgado pela Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/Aids, da SMS. No ano passado, foram registrados 2.351 novos casos de HIV; em 2019, foram 2.972 e em 2016 foram 3.761 registros.


Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Alguns dos sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos com outras doenças como dores de garganta, dores de cabeça, febre constante, dores musculares, calafrios e mal-estar. Os sintomas podem estar presentes duas semanas após a contaminação, ou mesmo nunca se manifestarem.

Durante todo o mês, será possível fazer testagem rápida de HIV em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital, serviço que usualmente é oferecido somente dentro dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

Você pode conferir os serviços de atendimentos disponíveis pela SMS clicando aqui.