SMDHC entrega material lúdico para os 52 Conselhos Tutelares

Material é composto por livros e jogos que vão estimular a coordenação motora e habilidades cognitivas sociais de crianças atendidas pelos conselhos

 

As crianças que são atendidas nos 52 Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo têm a oportunidade de se desenvolver e superar eventuais violações com materiais lúdicos adquiridos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A atuação do Conselho ocorre em uma situação de ameaça ou de violação de direitos e tem como objetivo proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Estão sendo entregues a todos os Conselhos Tutelares do município kits com materiais lúdicos proporcionando um acolhimento e a valorização do brincar, tão importante para a construção do indivíduo no estímulo à socialização.
Esse kit contém tapete de EVA (espuma sintético) garantindo segurança e comodidade às crianças; livros paradidáticos, que estimulam a leitura e o respeito pela diversidade cultural, social e de gênero; brinquedos que desenvolvem habilidades cognitivas, coordenação motora e habilidades sociais e adesivos decorativos de parede, contribuindo com um ambiente mais receptivo e recreativo às crianças e adolescentes.

Além dos materiais lúdicos, os Conselhos Tutelares vão receber também kits com máscaras e frascos de álcool gel para prevenir o coronavírus.

Primeira Infância

A Primeira Infância compreende uma fase peculiar do desenvolvimento entre o zero e seis anos de vida. Neste período, as construções cerebrais, bem como capacidades cognitivas e emocionais têm função determinante ao longo do crescimento e por isso deve ser alvo de atenção das políticas públicas.

Essas desenvolturas se referem, por exemplo, à audição e visão, e por isso, a necessidade de nesse período promover estímulos para desenvolvimento dessas habilidades estruturantes.

Os materiais adquiridos para as 52 unidades de Conselhos Tutelares, contribuem para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, coordenação motora e habilidades sociais, que vão incidir, futuramente, em outras capacidades, como por exemplo autonomia, memória e comunicação.