Conselheiros tutelares são formados para zelar pelas crianças e adolescentes nos próximos quatro anos

 

 

Depois da posse no último dia 10, os conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2020-2024 tiveram uma formação proporcionada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, no SENAC da região central de São Paulo, durante a semana passada. E o ponto de comemoração foi neste sábado (18), em uma cerimônia de formatura, no auditório da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina, na Barra Funda.

Foram divididas duas turmas para receber seus diplomas: primeiro os conselheiros das regiões sul, norte e do centro e na sequência das regiões leste e oeste da cidade.

“Para o SENAC é sempre uma nova oportunidade de trabalho, a gente sempre aprende muito com esses novos desafios e foi num curto espaço de tempo, uma troca de experiências... A gente se fortalece a cada trabalho que faz, e sempre agradece pela confiança ao contratar a nossa prestação de serviço”, disse o coordenador da área de Gestão de Negócios do SENAC, Claudio Roberto Gonçalves.

O Programa de Formação Inicial incluiu reuniões por região e também visitas de 13 professores do SENAC aos 52 Conselhos Tutelares, para realizar diagnósticos de forma a dar continuidade aos cursos de formação. No total, são 260 conselheiros tutelares no município, com seus respectivos suplentes.

Com o Decreto 59.093 do fim do ano passado, a SMDHC passou a ter a atribuição de prover os meios necessários para o funcionamento dos Conselhos Tutelares. Já as Subprefeituras têm a responsabilidade de gerir os encargos relacionados aos contratos dos conselheiros.

O presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Carlos Alberto de Souza Júnior, pediu uma atuação mais próxima nessa nova gestão dos conselheiros. “Desde o dia que eu assumi o Conselho, em 2 de julho, penso em como contribuir para que uma cidade igual São Paulo seja acolhedora para nossas crianças e adolescentes, uma população de 3,5 milhões, e o quanto é desafiador o processo de estar no conselho de direitos, numa cidade milionária e que precisa cada vez mais enxergar a criança e o adolescente”.

Para a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Claudia Carletto, além da formatura, é importante destacar a atuação daqui pra frente dos conselheiros tutelares. “Vocês são as pessoas mais próximas das crianças e adolescentes, que têm seus direitos violados. Eu gostaria de contar com o apoio de todos, para serem pontes pra resolver ou pelo menos encaminhar todas as dificuldades e em especial toda a violação de direito de criança e adolescente na cidade de São Paulo”.

* As fotos dos conselheiros eleitos formados podem ser vistas no Facebook da SMDHC: https://bit.ly/38t9DyH