Prefeitura realiza cerca de três mil atendimentos durante mutirão em São Mateus

 

 

A Prefeitura de São Paulo realizou cerca de três mil atendimentos e distribuiu dois mil livros durante a segunda edição do programa Mutirão nos Bairros realizada no perímetro da Subprefeitura São Mateus. A ação deste sábado (07/12) aconteceu na Praça Oswaldo Luiz da Silveira e reuniu diversos serviços públicos em um mesmo local, além de ações de zeladoria executadas pela subprefeitura local nos arredores da praça.

A equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania ofertou informações sobre políticas de cotas para acesso em concursos públicos, direitos da população negra e iniciativas do município contra o preconceito e o racismo. Uma unidade móvel de políticas LGBTI também esteve no mutirão. Nela a população obteve orientações e pôde fazer denúncias de violência e discriminação.

O Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI) forneceu orientações sobre os direitos dessas pessoas, além de acesso aos serviços públicos e regularização migratória.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho disponibilizou oportunidades de emprego, incluindo vagas para pessoas com deficiência, em diversas áreas, com salários que chegavam até R$ 2.941. Quem compareceu também teve acesso às oficinas do Programa Elabora, uma ação desenvolvida pela Fundação Paulistana, órgão ligado à pasta, para melhor preparar os candidatos para processos seletivos. Também é uma oportunidade de aprender a formatar um currículo adequado ao mercado de trabalho.

Os empreendedores também receberam uma atenção especial, seja com orientação para a formalização como MEI - Microempreendedor Individual, formação de cooperativas ou na busca de cursos para aprimorar os negócios.

A Secretaria Municipal da Saúde ofertou informações sobre alimentação saudável, arboviroses (doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti como Zika, chikungunya e febre amarela) e animais sinantrópicos (baratas, carrapatos, pombos e vespas, entre outros). A população também pôde se vacinar contra febre amarela e sarampo, além de fazer testes rápidos de HIV, hepatites e receber informações sobre cuidados com os idosos.

Quem esteve no mutirão também participou da ação de distribuição de livros promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Biblioteca Gilberto Freyre.

O mutirão deste sábado também contou com a participação de outros órgãos como a Sabesp e a Cohab, além de parceiros da Subprefeitura São Mateus.