Direitos Humanos e Cidadania na Fórmula Indy 300

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania realizou duas atividades no 02 de maio, no circuito da Fórmula Indy, junto à população em situação de rua. Pela manhã, foi realizada a Oficina "Campeões Anônimos", junto aos catadores de materiais recicláveis. À tarde, foi a vez de integrantes do curso técnico de mecânica do Programa de Qualificação Profissional da População em Situação de Rua serem capacitados junto aos técnicos da Fórmula Indy.

 

OFICINA CAMPEÕES ANÔNIMOS – DIREITOS HUMANOS DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Contando com a dimensão e capacidade de mobilização da Indy, esta ação social visa dar visibilidade ao trabalho realizado pelos catadores e fortalecer o debate sobre a garantia de direitos humanos.

 

Além de sede de um dos maiores eventos automobilísticos da cidade, a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, o Anhembi foi também palco de uma ação inédita realizada junto a catadores de materiais recicláveis, realizada pela SMDHC em parceria com os organizadores da Indy e com a Parede Viva, do artista de rua Thiago Mundano. Às vésperas da corrida oficial, reconhecidos grafiteiros da cidade personalizaram dez carroças utilizadas por esses trabalhadores para coleta de material reciclável.

 

A ação conta com a expertise desse grupo de artistas liderados por Mudano, idealizador do projeto artístico "Pimp my Carroça", que tem como proposta dar visibilidade aos direitos desses trabalhadores que prestam um importante serviço para a cidade de São Paulo, sendo responsáveis pela coleta de cerca de quase 90% do material descartado. A imagem ao lado foi feita por um parceiro do projeto, a rede Parede Viva, do Mundano, que pôs o álbum completo no site: http://on.fb.me/11pNfmr

 

A atividade artística foi precedida por uma roda de conversas entre os organizadores e os catadores para tratar dos principais desafios que enfrentam na cidade e sobre as possibilidades de construção de ações para garantir os seus direitos na área do trabalho, da educação e também junto aos serviços públicos do município. A Fórmula Indy se prontificou a dar continuidade e expandir a essa parceria nas próximas edições e a SMDHC se comprometeu fortalecer o debate interno à Prefeitura sobre esse tema, envolvendo todas as Secretarias responsáveis pelas pautas levantadas.

Todos os participantes receberam certificado oferecido pela Fórmula Indy e pela SMDHC e foram convidados a assistir ao treino realizado de sábado, 04/05 (etapa de São Paulo), que contará com transmissão da Band, Portal da Band e Bandsports (TV e site). Saiba mais: http://mais.uol.com.br/view/cphaa0gl2x8r/trabalho-de-grafiteiros-destaca-reciclagem-de-lixo-na-indy-0402CC1B3470CCA14326?types=A

 

FORMAÇÃO PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA COM OS MECÂNICOS E ESPECIALISTAS DA FÓRMULA INDY

No período da tarde, as atividades foram voltadas aos professores e estudantes matriculados no curso técnico de mecânica do Programa de Qualificação Profissional da População em Situação de Rua, fruto da parceria entre a SMDHC/PMSP, a SMADS/PMSP e o SENAI/SP.

A “aula inaugural” do curso de mecânica teve a participação de 14 estudantes – todos eles população em situação de rua – e dois professores do SENAI. A formação foi conduzida por mecânicos e especialistas da Fórmula Indy, que abordaram princípios básicos de mecânica e, na sequência, coordenaram uma visita técnica às garagens e ao centro de controle técnico e da corrida (Race Control) para que pudessem conhecer o processo de preparação dos carros.

Durante a visita, Antônio Alves Mariano, usuário de um dos centros de acolhida do Complexo Boracea, era um dos mais animados com a oportunidade de conhecer o espaço e também de fazer o curso do PRONATEC. “Estou na rua há 20 anos e depois de muita insistência dos assistentes sociais do Espaço de Convivência Barra Funda acabei aceitando o encaminhamento para o Boracea, onde estou há oito meses. Vou aproveitar essa oportunidade para me formar e dar conforto para a minha família”, concluiu.

No final da atividade todos os participantes receberam um certificado de “Aprendiz de Mecânico de Competição”, oferecido pela Fórmula Indy, além de conhecer a piloto brasileira Bia Figueiredo (foto abaixo).

Adaptado do texto de Fernando Bassoli Bonadirman, para a SMADS. Disponível em:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/noticias/?p=147030