CADS realiza oficina para construção do 2º Plano de Cidadania LGBT

Saiba como foi a Oficina "Construindo o Segundo Plano de Políticas para a Cidadania LGBT do Município de São Paulo", ocorrida no dia 30 de abril de 2013

No último dia 29, Julian Rodrigues, coordenador da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual, CADS, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, recebeu a visita de Leonardo Bastos, coordenador do Centro de Referência de Direitos Humanos de Prevenção e Combate a Homofobia do MS e Cláudio Nascimento, coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, acompanhado de seus assessores Cristiane Arigoni e Almir França com o objetivo de trocar experiências e discutir a elaboração do plano de cidadania, no dia 30.

Julian afirma ter sido uma satisfação muito grande receber tanto a equipe de Cláudio Nascimento quanto Leonardo Bastos, que além de ser um competente gestor no MS, é o coordenador do fórum de gestores LGBT.

Em seguida, os convidados conheceram Ambulatório TT do Programa Estadual DST/AIDS localizado na Vila Mariana. Recepcionados pela infectologista Rosa de Alencar Souza, pela coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS, Márcia Giovanetti e pela psicóloga Judit Lia Busanello, conversaram sobre o funcionamento do local, suas metas e objetivos, que servem de referência nos processos transexualizadores do país.

"É um prazer estar aqui na CADS a convite do Julian para conhecer como funciona a estrutura, os serviços..." diz Cláudio, que cita a importância da troca de experiências, também mencionada por Leonardo: "São Paulo é uma referência nas políticas da população LGBT. A CADS foi uma das primeiras coordenadorias das capitais a serem criadas. A expectativa é uma boa troca de experiências, afinal temos aqui representantes de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro".

A oficina
Realizada no último dia 30, no hotel Braston, a mesa teve a ilustre presença do Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sotilli, dos palestrantes Cláudio Nascimento e Leonardo Bastos e do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual.

Com o objetivo de pensar a metodologia de construção do 2º plano de políticas LGBT e as metas que se incluirão neste, a oficina obteve sucesso. Nela foram levantados vários pontos do plano de governo Haddad, do plano de metas e das deliberações da II Conferência Municipal LGBT.

Julian avalia que a oficina foi muito representativa, atendendo às expectativas de todos e que resultou num cronograma de trabalho detalhado a ser cumprido a partir de agora.