SMDHC apóia evento do MORHAN em São Paulo

O MORHAN, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Secretária Municipal de Cultura, realizou em 21 de abril o “II Encontro dos Filhos Separados pelo Isolamento Compulsório”, no espaço Simon Bolívar do Memorial da América Latina.

O evento, apresentado e organizado pela coordenadora Tereza Oliveira, aconteceu. Reuniu familiares, amigos, voluntários e autoridades políticas como o Deputado Federal Nilmário Miranda, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania Rogério Sottili. Representando o Deputado Federal Jean Wyllys, Sr. João Júnior e o Vereador do Acre Marcelo Menezes Jucá.

A discussão gerou principalmente em torno de ações que possibilitem a reparação e divulgação de informações para que a hanseníase seja compreendida na sociedade como uma patologia comum, passível de tratamento e cura, eliminando assim o preconceito e estigma em seu entorno. O encontro contou com a apresentação de vídeos de apoiadores que retratam a fragilidade emocional e social destas pessoas a fim de mostrar a sociedade os danos psicossociais sofridos pelos pacientes de hanseníase e seus filhos.

 
 
Confira aqui o discurso do Secretário, Rogério Sottili, proferido na ocasião.

 

 

Maiores informações

O MORHAN, é um movimento social que atua desde 1973 em diversas regiões do Brasil por meio de seus núcleos, que objetivam o combate ao preconceito e a inserção social dos indivíduos atingidos pela hanseníase, as reflexões e questões instigadas neste trabalho tratam da necessidade de compreensão e divulgação sobre a trajetória pessoal dos portadores de hanseníase, sob aspectos dos direitos e dignidade pertinentes aos cidadãos.