Unidade da Rede Cozinha Escola em Heliópolis recebe visita de ministros de Direitos Humanos e Relações Institucionais

Rede da Prefeitura de São Paulo conta com 55 cozinhas escola e distribui 22 mil refeições por dia, de segunda a sábado

O ministro de Direitos Humanos Sílvio Almeida e o de Relações Institucionais Alexandre Padilha visitaram hoje (15/03) uma das organizações parceiras do programa Rede Cozinha Escola, a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região – UNAS Heliópolis, a convite da própria organização.

Durante a visita, os ministros foram apresentados a entidade que fornece diariamente, com recursos da Prefeitura de São Paulo, cerca de 500 refeições aos moradores da região, para consumo no local ou para levar para casa.

Sobre o Programa Rede Cozinha Escola

Criado em junho de 2022 pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Rede Cozinha Escola faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura de São Paulo para garantir a segurança alimentar e nutricional da população, prescritas pela Lei Municipal 17.819, de 29 de junho de 2022, em um momento de crise econômica pós pandemia.

O Programa, coordenado pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento, tem o objetivo de fornecer às organizações da sociedade civil (OSC) parceiras capacitação na área de serviços de alimentação e na produção de refeições que são distribuídas à população vulnerável da cidade de São Paulo.

Atualmente, o Rede Cozinha Escola tem 55 unidades em funcionamento, oferecendo 400 refeições diárias cada uma, de segunda a sábado, para a pessoa comer no local ou na própria residência. Outras 10 unidades estão em implantação. Além das refeições, as entidades oferecem cursos de capacitação para quem frequenta as unidades. Somente neste ano, foram mais de 1,1 milhão de refeições distribuídas.