Projeto Rango Responsa abre inscrições para curso sobre alimentação saudável e combate ao desperdício de alimentos

Prefeitura de São Paulo mantém o Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, em parceria com feiras livres e mercados

A Coordenação de Política para Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e o Instituto Global Attitude abriram as inscrições para o Projeto Rango Responsa, curso de formação para jovens multiplicadores contra o desperdício de alimentos e pelo desenvolvimento sustentável. Para se inscrever, acesse o link. O prazo para inscrições se encerra no dia 15 de março.

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) alertam que 33% da produção alimentar do mundo é desperdiçada e para o fato de que o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos.

O Rango Responsa é voltado para jovens entre 15 e 29 anos, moradores da cidade de São Paulo, com conteúdo dirigido à sustentabilidade, alimentação saudável e mudanças climáticas. A primeira aula está marcada para o dia 18 de março. A formação será realizada ao longo de três meses com duas aulas semanais remotas (via Google Classroom).

Para proporcionar experiências práticas complementares à aprendizagem online serão realizados três encontros presenciais. O projeto visa implantar mecanismos de conscientização a respeito do desperdício alimentar e questões de sustentabilidade, além de formar multiplicadores de conhecimento a respeito do impacto dos hábitos alimentares no clima e da necessidade de repensarmos os nossos costumes.

Para o Coordenador de Políticas para Juventude da cidade de São Paulo, Ramirez Lopes, o projeto foi elaborado a fim de compreender as demandas e visões dos jovens: “Às mudanças climáticas, a sustentabilidade e o futuro do planeta são temas cada vez mais debatidos pelas juventudes, pensando nisso, criamos o Rango Responsa. Um projeto que a partir da formação de jovens multiplicadores, visa formar lideranças que engajem e transformem suas realidades e comunidades”.

Ações da Prefeitura contra o desperdício

O combate ao desperdício de alimentos é uma prática na Prefeitura de São Paulo, que conta como uma Política Municipal Contra o Desperdício. Entre os projetos desenvolvidos, está o Programa Municipal Banco de Alimentos, da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento, vinculada à SMDHC. O objetivo é adquirir alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas aptos para consumo, para distribuição para famílias carentes por meio de organizações da sociedade civil.

Além das doações dos parceiros, o Banco de Alimentos recebe parte da doação arrecadada pelo Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, responsável pela coleta de frutas, legumes e verduras nas feiras livres e mercados municipais da cidade que estão em boas condições de consumo, mas que seriam descartadas por não possuir valor comercial. A ação conta com a parceria de mercados e sacolões municipais, além das feiras livres espalhadas em toda a cidade.