Bolsa trabalho forma mais uma turma de 70 jovens na terça-feira, 12/12

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo beneficia adolescentes de 16 a 20 anos de baixa renda com aulas de tecnologia e formação em Direitos Humanos

Jovens da cidade de São Paulo se formam pelo programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital, iniciativa multidisciplinar da Prefeitura de São Paulo para jovens de 16 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social. São 70 bolsistas da turma do segundo semestre de 2023, que receberão os seus certificados de conclusão, na terça-feira (12/12), no auditório da Prefeitura, 7º andar do Edifício Matarazzo, no centro de São Paulo. Na ocasião, os jovens apresentarão para os seus familiares, amigos e autoridades presentes os projetos desenvolvidos ao longo do curso.

O programa é uma parceria da Coordenação de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com as secretarias municipais de Inovação e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Para ajudar em suas despesas, os participantes receberam durante os seis meses de participação bolsa-auxílio mensal de R$ 683,10. As aulas foram ministradas nos Laboratórios Públicos de Fabricação Digital (FAB LAB Livre SP) e em outros equipamentos públicos como centros culturais, museus e universidades.

A grade curricular do programa incluiu temas como direitos das juventudes, respeito à diversidade e Direitos Humanos, cidadania, projetos de vida e mundo do trabalho, além de visitas a equipamentos sociais e culturais da cidade de São Paulo, de forma a ampliar os horizontes de participação para esses jovens.

Há reserva de vagas para jovens que residem nos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), jovens em cumprimento de medida socioeducativa, ou em regime de semiliberdade da Fundação Casa, no qual os adolescentes saem dos centros educativos para trabalhar e estudar. O programa também incentiva a participação de jovens imigrantes, indígenas, LGBTQIA+ e jovens com deficiência para a sua inserção no mercado de trabalho.
Já se formaram pelo Bolsa Trabalho mais de 1.000 jovens em situação de vulnerabilidade social, de todas as regiões da cidade. Em janeiro de 2024 iniciam-se as próximas turmas, com oferta de 216 vagas divididas entre os turnos da manhã e tarde.

SERVIÇO
Formatura do programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital
Onde: Auditório da Prefeitura de São Paulo, Viaduto do Chá, 15, 7º andar
Quando: Terça-feira, 12/12, das 9h às 12h