Centro Cultural São Paulo recebe 1ª Bienal de literatura LGBTI+

Evento gratuito acontece no próximo sábado (28/10) e reúne autores e autoras renomadas

Com o mote “Unidos pela literatura, fortalecidos pela igualdade”, a 1ª Bienal de literatura LGBTI+, promovida pela Coordenação de Políticas para LGBTI+, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) acontece no próximo sábado (28/10), no Centro Cultural São Paulo (CCSP/Vergueiro), das 14h às 20h. O evento reúne autoras e autores LGBTI+ que apresentam, vendem e autografam suas obras, em uma tarde de troca de vivências com o público.

Além de privilegiar um segmento da literatura historicamente marginalizado, a Bienal é um espaço para celebrar a diversidade e fortalecer politicamente a luta LGBTI+ que sofre sistematicamente com a violação de seus direitos, a exemplo do projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que tenta proibir o casamento homoafetivo, reconhecido juridicamente desde 2011.

Para a Coordenadora de Políticas para LGBTI+ da SMDHC, Léo Áquila, “essa Bienal serve como incentivo para que outras pessoas despertem o desejo de contar suas histórias por meio da literatura e a registrarem esse momento de transformação que o mundo está passando. Essas histórias precisam ser contadas”, afirmou.

Autoras

A Bienal reúne autores e autoras renomadas, como a escritora Karina Dias, escritora de oito livros com protagonismo lésbico, entre eles “Aquele dia junto ao mar”, vencedor do Prêmio PapoMix 2014, na categoria Literatura LGBT; Fabricio Viana, premiado pela organização da coletânea LGBTI+ "Orgias Literárias da Tribo", com o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade (Categoria Literatura), da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), e com o Prêmio Papo Mix.

Também marcam presença Ally Brown, Nelly Winter, Paola Joy, Petilaine Queen, Sophie Boomèr, Lucas Budoia, Jair Donato, Frederico Moreira, Adriano Messias, Thamyris Nunes, Nicky Dew, André D'Lucca (Almerinda), Raíssa Ijanc e a icônica drag queen Silvetty Montilla, retratada no livro “Silvetty Montilla 30 Anos: É o que Tem Pra Hoje!!! A Trajetória do Maior Transformista do Brasil”, de Ricardo Gamba.

A programação pode ser conferida também no Instagram @politicaslgbti (https://instagram.com/politicaslgbti?igshid=MzRlODBiNWFlZA==)

Serviço
O quê: 1ª Bienal de literatura LGBTI+
Quando: 28 de outubro de 2023
Horário: 14h as 20h
Onde: Praça das Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo (CCSP/Vergueiro). Rua Vergueiro, 1.000, Liberdade, São Paulo - SP, próximo à estação Vergueiro, linha azul do metrô.