Conselho Municipal de Igualdade Racial realiza eleições em 05 de novembro

Concorrem ao pleito 6 candidatos da Sociedade Civil e 23 representantes do Poder Público

 

O Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMPIR), vinculado à Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), realiza eleições para compor seu novo quadro de conselheiros, com mandato de 2 anos (2023-2025), no dia 05 de novembro, mês Consciência Negra. A lista com os nomes de concorrentes ao pleito e a minibio de cada um dos candidatos pode ser acessada neste link.

Participam do pleito 6 candidatos e candidatas da sociedade civil representando entidades, grupos, movimentos e associações com reconhecida atuação na defesa e garantia dos direitos da população negra, na promoção da igualdade e no combate à discriminação racial, nos seguimentos de juventude, gênero, religiosidade, cultura, saúde, educação e trabalho; e 23 servidores públicos.

 

Como funciona

 

Na categoria Sociedade Civil, o voto é restrito a grupos, entidades, movimentos e associações que atuam de modo comprovado no âmbito de defesa ou garantia dos direitos da população negra, promoção da igualdade racial e combate à discriminação racial. Para votar é necessário realizar um cadastro por meio deste link até o dia 02/11. Somente instituições cadastradas poderão votar no dia 05/11, das 12h às 17h.

 

Quanto aos servidores públicos, eles devem necessariamente votar em outros servidores, comparecendo ao local de votação diretamente, portando um documento com foto (RG, CNH, RNE, passaporte), das 10h30 às 12h.

No dia da eleição será realizada uma Assembleia Geral, das 9h às 10h30, voltada aos servidores públicos e uma plenária, das 10h30 às 12h, para a Sociedade Civil, com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas dos eleitores, no Auditório da SMDHC.

 

A sessão eleitoral para servidores públicos será na Ouvidoria de Direitos Humanos (Rua Dr. Falcão, 99, térreo), das 10h30 às 12h. Para a Sociedade Civil será no auditório da SMDHC (R. Líbero Badaró, 119, térreo), das 12h às 17h.

 

Conselho Municipal de Igualdade Racial

 

O COMPIR é o órgão que garante a participação e o diálogo direto da sociedade civil com o poder público, sobre as demandas da população negra do município de São Paulo. Composto por representantes do Poder Público, dos servidores e da sociedade civil, o Conselho se reúne mensalmente com a finalidade de subsidiar a elaboração, a implementação, o acompanhamento e a avaliação da política pública local de igualdade racial, criado pela Lei 15.764 de 27 de maio de 2013.

 

As informações completas sobre a eleição podem ser acessadas neste link.

 

Serviço

 

O quê: Eleições para o Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMPIR).

Quando: 05/11/23

Onde: Sede da SMDHC - Rua Líbero Badaró, 119, térreo, centro, próximo à estação Anhangabaú, linha vermelha do metrô.

Horários:

 9h às 10h30 – Assembleia Geral dos Servidores Públicos.

10h30 às 12h – Votação dos servidores e Plenária da Sociedade Civil.

12h às 17h – Votação dos grupos, entidades, movimentos e associações que atuam na defesa e garantia dos direitos da população negra, na promoção da igualdade e no combate à discriminação racial.