Em Dia Internacional da Menina, elas ocuparam a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Parceria com a Plan Internacional promove ações para combater desigualdade de gênero

Comprometida em trabalhar para eliminar as disparidades de gênero, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a organização da sociedade civil (OSC) Plan International, realizou uma ação inspiradora na última quarta-feira (10/10): três adolescentes oriundas de projetos sociais da OSC ocuparam por um dia a sede da SMDHC, dentro do movimento #MeninasOcupam.

Realizado pela Plan International, o movimento promove ocupações em espaços públicos e privados em cidades do Brasil e permite que as jovens assumam por algumas horas cargos de liderança, além de perfis nas redes sociais, mostrando que as meninas podem e devem ocupar espaços de poder. Este ano o mote é a campanha global “Acelere o Relógio”, criada pelo Fórum Econômico Mundial para medir o progresso da igualdade de gênero no mundo. Por ele, faltam 131 anos para o alcance da paridade total. No ritmo atual, as desigualdades só seriam eliminadas em 2154.

Conduzidas pela Coordenação de Políticas para Criança e Adolescente (CPCA), cinco jovens visitaram as coordenações da SMDHC acompanhadas da equipe da Plan International, apresentaram os projetos do qual fazem parte e acompanharam uma reunião com a Secretária Soninha Francine. Ao final da ação, elas visitaram a Casa da Mulher Brasileira, órgão dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Para Soninha Francine, “nada substitui a experiência do contato direto entre meninas e mulheres adultas, entre a área pública e a sociedade civil. Foi um encontro muito proveitoso para todas”, declarou a secretária.

Esta também é a percepção de Malu, 18 anos, moradora da zona sul de São Paulo. Integrante do projeto Adolescente Saudável, da Plan. “Foi muito importante conhecer estes espaços. Percebi que é primordial o trabalho feito pela Casa da Mulher e excepcional o tratamento delas”.

Desafios

Entre os desafios enfrentados para reduzir a desigualdade de gênero no município, a Coordenação Políticas para Criança e Adolescente, da SMDHC, destaca o enfrentamento da exploração sexual e da violação de direitos sexuais e reprodutivos, com foco na gravidez na adolescência. O órgão atua em ambos os temas, por meio de ações como a participação na Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI), na Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (CMESCA), na Comissão Técnica da Parceria Global Pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes no Município de São Paulo e na Comissão Técnica Municipal da Primeira Infância.

O CPCA também realiza o apoio técnico a publicações de normativas específicas sobre a pauta, à exemplo das Diretrizes Intersetoriais para garantia de direitos sexuais e direitos reprodutivos, prevenção e atenção integral à gravidez de adolescentes no município de São Paulo e do Fluxo Integrado de Atenção à Gravidez na Adolescência, ambos publicados em 2020.

Dia da Menina

O Dia Internacional da Menina foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar o potencial das meninas e promover seu desenvolvimento em todas as fases da vida, sendo uma data muito significativa para ampliar a participação das meninas na sociedade, na defesa por seus direitos e em busca da igualdade de gênero.