Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania celebra o Dia Internacional da mulher Indígena

Evento na terça-feira destaca o papel feminino dentro das comunidades indígenas

Na próxima terça-feira (05/09), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Povos Indígenas, realiza um evento com atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher Indígena.

Com o tema - Rodas dos saberes indígenas e apresentação multiétnica das mulheres indígenas, será um evento voltado para a valorização da cultura indígena e da importância da mulher dentro de suas comunidades. A programação contará com debates, exposições, feiras de artesanatos, conversas e apresentações de políticas públicas para povos indígenas.

O 5 de Setembro

A data foi Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 5 de setembro de 1983, durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América, em Tihuanacu (Bolívia).

O “Dia Internacional da Mulher Indígena” é uma homenagem a Bartolina Sisa, líder indígena assassinada durante a rebelião anticolonial de Túpaj Katari, no Alto Peru, atual Bolívia, em 1782.

É um reconhecimento à mulher, enquanto líder do povo indígena, portadora e transmissora de conhecimentos e tradições da terra.

Programação Dia Internacional das Mulheres Indígenas

Data: 05/09/2023
Horário: 13h às 15h30
Local: Centro Cultural de São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade (Sala Jardel Filho)