Prêmio 19 de Agosto será entregue nesta sexta-feira

Reconhecimento por ações em prol da população em situação de rua

Nesta sexta-feira (01/09), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Pessoas em Situação de Rua, faz a entrega do Prêmio 19 de Agosto.

Criado para reconhecer boas práticas de pessoas físicas e jurídicas com a população em situação de rua, o Prêmio 19 de Agosto tem como objetivo dar visibilidade a iniciativas que fortaleçam, incentivem e promovam a dignidade, a autonomia e melhores condições de vida dessa população.

Serão premiadas em dinheiro três iniciativas de pessoa física e três de pessoa jurídica. O primeiro lugar receberá o prêmio no valor de 5 mil reais, o segundo lugar receberá 3 mil reais e o terceiro, 2 mil reais. Haverá ainda o prêmio de menção honrosa, sem valor monetário para pessoas físicas e jurídicas.

19 de Agosto

O prêmio foi batizado em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua (19/08), instituído como marco de memória da luta por visibilidade e garantia de direitos. A data marca o massacre ocorrido na Praça da Sé neste mesmo dia em 2004, que deixou sete mortos e oito pessoas feridas que estavam em situação de rua e dormindo no local, um dos episódios mais violentos contra essa população.


Cerimônia de entrega do Prêmio 19 de Agosto
Data: 1º de setembro (sexta-feira)
Horário: 17h30
Local: Museu da Língua Portuguesa (Estação da Luz – Acesso pelo portão A).