Conselho Municipal de Imigrantes divulga resultado das eleições

Com participação de 1.237 eleitores, conselho é eleito para gestão 2023-2025

Com 1.237 votantes, oito candidatos foram eleitos para o Conselho Municipal de Imigrantes (CMI) no último dia 30 de julho, em três segmentos: Coletivos, Associações e Organizações de Imigrantes (3 vagas), Coletivos, Associações e Organizações de Apoio a Imigrantes (2 vagas) e Pessoa Física Imigrantes (3 vagas). As instituições e pessoas eleitas serão responsáveis pela gestão 2023-2025.

Na categoria A, Coletivos, Associações e Organizações de Imigrantes foram eleitas a Associação dos Comerciantes Imigrantes Latinos do Estado de São Paulo (ACILESP); a Associação Oeste Camaronesa na América Latina e a Associação de Residentes Bolivianos (ADRB). Como suplentes, a Associação Comunidade Camaroneses de São Paulo, a Associação Beneficente Instituto Impacto Saúde e o Instituto pelo Diálogo Intercultural.

Na categoria B, Coletivos, Associações e Organizações de Apoio a Imigrantes foram eleitas a Identidade Humana e a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo; e ficaram na suplência o CTA 13 São Mateus e a Organização de Resgate de Refugiados Afegãos (ARRO).

Na categoria C, Pessoas Físicas Imigrantes foram eleitas Mónica Rodriguez Ulo da Bolívia, Judy Abejuela, das Filipinas; e Constance Salawe, de origem camaronesa e nacionalidade nigeriana. Patricio Luvembuka Cardoso, de Angola; Tifani Ndangi Basakinina, do Congo, e Diana Soliz Soria de Garcia, da Bolívia ficaram como suplentes.

As nacionalidades com maior presença nas urnas foram Bolívia com 595 votantes, Angola, com 162 e Filipinas, com 100.

Bryan Rodas, Coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente avalia positivamente o processo pela ampla participação das comunidades imigrantes, tanto por parte dos candidatos, como dos eleitores.

“Ressaltamos a pluralidade nas organizações que propuseram suas candidaturas. Há organizações novas que representam comunidades recém chegadas no Brasil, como que é o caso dos afegãos, bem como organizações antigas, que atuam há mais de 20 anos na defesa dos direitos dos imigrantes”.

Para acessar a lista com o resultado clique neste link.

Desafios da nova gestão

Institucionalizado em 2016, o Conselho Municipal de Imigrantes de São Paulo é o primeiro órgão de representação desta população no país, na cidade que concentra o maior número de imigrantes no Brasil.

Entre os principais desafios da gestão que assume agora está o cumprimento de metas e ações previstas no 1º Plano de Políticas para Imigrantes 2021-2024. Com pouco mais de um ano para concluir a implementação do Plano, o novo colegiado deve contribuir na elaboração de estratégias de fomento à participação social e ao protagonismo dos movimentos sociais e dos imigrantes na tomada de decisões do poder público.

“O engajamento dos imigrantes no processo eleitoral, o primeiro realizado pós-pandemia, evidencia a popularização do Conselho, a mobilização das comunidades imigrantes e as expectativas na futura gestão. Estamos muito confiantes”, declarou Bryan Rodas.

A cerimônia de posse está marcada para o dia 28 de agosto. Veja a programação completa neste link.