Prêmio 19 de Agosto prorroga inscrições até o próximo dia 20/08

Prêmios de até 5 mil reais serão concedidos a pessoas e instituições que realizam ações em prol da população em situação de rua, na cidade de São Paulo.

Criado para reconhecer boas práticas de pessoas físicas e jurídicas com a população em situação de rua, o Prêmio 19 de Agosto, instituído pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), tem seu período de inscrições prorrogadas, até 20/08, próximo sábado. O objetivo da premiação é dar visibilidade a iniciativas que fortaleçam, incentivem e promovam a dignidade, a autonomia e melhores condições de vida dessa população. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas categorias “pessoa física” e “pessoa jurídica”.

Para se inscrever é preciso enviar um email para coordpoprua@prefeitura.sp.org.br, com o assunto “Inscrição (nome da categoria escolhida) Prêmio 19 de Agosto, e anexar a Ficha de Inscrição (anexo I - link aqui); e o Relato de Experiência (anexo 2 – link aqui). Serão aceitas inscrições com a entrega de documentação pessoalmente/presencialmente, excepcionalmente na categoria de pessoa física, à Comissão Organizadora, na Rua Líbero Badaró, 119, 7º andar, centro, São Paulo (SP), das 10h às 17h.

O Relato de Experiência, documento que descreve a ação realizada, deve conter no máximo 5 páginas, com a descrição detalhada do projeto, como o nome da iniciativa, o local de realização, quando começou, se há parcerias ou algum tipo de incentivo financeiro, qual a estrutura utilizada e o público atendido. Na parte que se refere à justificativa, deve-se informar os valores que orientam a ação, as metas visadas pelo projeto e o diagnóstico inicial da situação, uma espécie de “retrato do problema” que a pessoa ou entidade identificou e se propôs a ajudar resolver.

Os concorrentes devem informar ainda, a metodologia utilizada, impactos previstos, resultados, dificuldades encontradas, perspectivas de continuidade e anexar fotos, links e redes sociais ligadas ao projeto, se houver.

Para a coordenadora de Políticas para População em Situação de Rua, Luíza Trotta, “A premiação que estamos promovendo é um reflexo profundo da importância de reconhecer e valorizar as práticas e projetos que estão contribuindo positivamente para a população em situação de rua. Além de celebrarmos iniciativas que partam de um princípio humano para com essa população, também recordamos o trágico "Massacre da Sé" ocorrido em 2004, quando pessoas em situação de rua foram brutalmente violentadas na Praça da Sé, culminando na morte de sete pessoas e em oito pessoas feridas. A premiação não só faz um marco de memória a esse trágico evento como intensifica nossa determinação em adotar uma abordagem mais humana e justa para com essa população, destacando as ações concretas que muitas vezes passam despercebidas e criando um espaço para colaboração, inclusão e aprendizado mútuo visando uma mudança significativa. Por meio do Prêmio 19 de agosto, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania reafirma o compromisso com a igualdade, a promoção e defesa de direitos e a construção de uma sociedade inclusiva, onde a dignidade e o respeito devem ser universais.”

Premiação

Serão premiadas em dinheiro três iniciativas de pessoa física e três de pessoa jurídica. O primeiro lugar receberá o prêmio no valor de 5 mil reais, o segundo de lugar receberá 3 mil reais e o terceiro, 2 mil reais. Haverá ainda o prêmio de menção honrosa, sem valor monetário para pessoas físicas e jurídicas.

19 de Agosto

O prêmio foi batizado em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua (19/08), instituído como marco de memória da luta por visibilidade e garantia de direitos. A data marca o massacre ocorrido na Praça da Sé neste mesmo dia em 2004, que deixou sete mortos e oito pessoas feridas que estavam em situação de rua e dormindo no local, um dos episódios mais violentos contra essa população.