Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania participa da Virada ODS

Thiago Vinícius, jovem empreendedor da gastronomia, fala sobre sua experiência com comida orgânica na periferia da zona sul de São Paulo

A participação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na Virada ODS será no domingo, 18/06, com dois eventos: o Food Wave Picnic, uma iniciativa da comunidade internacional de jovens sobre a alimentação saudável e segurança alimentar, e o Painel de Combate ao Racismo e à Xenofobia, com a participação de ativistas e especialistas em Direito Humanos, com mediação da Secretária Executiva de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues.

O Food Wave Picnic, das 10h40 às 11h10, conta com a parceria da Prefeitura de Milão e é organizado pela Coordenação de Políticas para a Juventude, da SMDHC, e faz parte das atividades do programa Food Wave, vinculado ao (@foodwaveproject), uma comunidade internacional de jovens que englobam 17 países.

Thiago Vinícius de Paula da Silva, um dos líderes transformadores da culinária no mundo que, junto com sua mãe, a chef Tia Nice, mantém a Agência Popular Solano Trindade, que reúne armazém de produtos orgânicos, espaço cultural, rádio comunitária, coworking e o restaurante Organicamente Rango, que fica na periferia da zona sul de São Paulo; e Mahryan Sampaio, ativista, cofundadora e diretora do Instituto Perifa Sustentável, que fala sobre assuntos ambientais para a periferia, farão uma apresentação sobre suas atividades ligadas à pauta de Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas na periferia.

O Painel de Combate ao Racismo e Xenofobia, das 10h às 11h30, traz como convidadas a assistente social, Carla Akotirene; a ativista de Direitos Humanos, Débora Maria da Silva; a advogada congolesa formada em Direito Econômico e Social, Hortense Mbuyi, que também é presidente do Conselho Municipal ; a analista de programa de Gênero e Raça do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, Ismália Afonso da Silva, e a Doutora em Direito Internacional, Liliana Lyra Jubilut; cada uma abordando sua linha de pesquisa e temáticas mais relevantes sobre o tema.

“ODS ainda é uma sigla desconhecida para muitas pessoas, mas as questões que eles abordam estão ‘na nossa cara’. Quanto mais nos envolvermos com eles, maiores as chances de os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável serem realmente atingidos. A Virada é uma linda ocasião para trocas de informação, conhecimento, experiências - e renovação do entusiasmo, na certeza de que é possível transformar o mundo a partir do espaço de cada um”, disse Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Virada ODS

Essa é a segunda edição da Virada ODS, um evento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido em São Paulo pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

O evento traz atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackathon (reunindo programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de programas) e um congresso internacional. O objetivo é popularizar, promover e destacar a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Serviço
2ª Edição da Virada ODS
De 17 a 18 de junho, na Praça das Artes, Avenida São João, 281 e Vale do Anhangabaú.

Eventos de Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Domingo (18/06), na Praça das Artes,
10h às 11h30 - Painel de Combate ao Racismo e Xenofobia
10h às 11h10 - Food Wave Picnic