Programa Cidade Solidária abre novo cadastro para entidades que atendem famílias em vulnerabilidade

As entidades que hoje recebem cestas básicas devem se recadastrar


ATENÇÃO - Dúvidas poderão ser esclarecidas SOMENTE pelo telefone 156.


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), reformulou o Programa Cidade Solidária, que distribui cestas básicas às entidades da sociedade civil que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade. As entidades interessadas em receber as cestas básicas terão até 14 de agosto para fazerem seu cadastro no Portal 156, preenchendo um formulário com dados sobre a organização, sua atuação, público-alvo e demanda. 

Após o cadastro, as informações serão analisadas pela SMDHC, que levará em conta fatores como o território de abrangência, o perfil socioeconômico das famílias atendidas e a documentação da entidade. As organizações que já eram cadastradas no programa deverão fazer o recadastramento. Para acessar o Formulário de  Cadastramento ou Recadastramento clique aqui.

O objetivo da reformulação é otimizar o alcance e a transparência do programa, garantindo que as cestas básicas cheguem às famílias que mais precisam neste momento de crise econômica, consequência da crise sanitária.

O Programa Cidade Solidária já distribuiu mais de 7,5 milhões de cestas básicas desde o seu lançamento (dados de maio/2023), beneficiando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo.

Iniciado em abril de 2020 como uma ação em parceria com diversas entidades para apoiar as famílias mais atingidas pela pandemia do Coronavírus, o Programa Cidade Solidária passa a contar com novo sistema de cadastramento e um planejamento mais eficaz, baseado em índices e indicadores de vulnerabilidade social atualizados.