Últimos dias para inscrição de candidatos ao Conselho Municipal de Imigrantes

Interessados têm até o dia 14 de junho para se inscrever

Todos os imigrantes residentes na cidade de São Paulo, naturalizados ou não, podem se candidatar ao Conselho Municipal de Imigrantes. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail conselhoimigrantes@prefeitura.sp.gov.br ou diretamente na Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, localizada na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (rua Líbero Badaró, 119).

Os conselheiros eleitos debatem e propõem soluções para os problemas enfrentados pelos imigrantes na cidade de São Paulo, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas. O cargo é voluntário e não remunerado, e o mandato é de dois anos.

O Manual do Candidato, com todas as informações sobre como participar da eleição, assim como os documentos necessários, está disponível na página da Secretaria, no link https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/imigrantes_e_trabalho_decente/conselho_municipal_de_imigrantes/index.php?p=275084

A Eleição

A eleição do Conselho Municipal de Imigrantes está marcada para o dia 30 de julho. O órgão de representação da comunidade imigrante residente na cidade de São Paulo é o primeiro do gênero e uma iniciativa inédita no país. Essa será a terceira eleição para o CMI, desde a sua institucionalização e regulamentação por lei e decreto, em dezembro de 2016.

A eleição é organizada pela Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O Conselho é composto paritariamente por 16 cargos efetivos e seus respectivos suplentes – 32 conselheiros no total - sendo oito efetivos representativos da sociedade civil (coletivos, associações ou organizações de imigrantes; coletivos, associações ou organizações de apoio a imigrantes; e pessoas físicas imigrantes), e oito designados pelas secretarias municipais representadas.

Na eleição estarão em disputa os oito cargos destinados à sociedade civil e respectivos suplentes. O voto é permitido a toda a pessoa imigrante residente na cidade de São Paulo, independente de possuir documento ou de sua nacionalidade.

Pela legislação brasileira, podem votar e serem eleitos para cargos do Executivos Federal, Estaduais e Municipais, Congresso Nacional, Assembleias Estaduais e Câmaras municipais somente os cidadãos nascidos no Brasil ou naturalizados.
Assim, a eleição para o Conselho Municipal de Imigrantes é uma oportunidade para aqueles que vieram de outros países participarem da Política Municipal de Imigração e também representar a comunidade na defesa de seus direitos.

Outra forma de participação são as conferências municipais para imigrantes que são realizadas periodicamente na cidade de São Paulo.