Portas Abertas: Português para Imigrantes inicia novo ciclo de formação de professores

Capacitação desenvolvida desde 2017 é uma iniciativa conjunta das secretarias municipais de Direitos Humanos e de Educação; as inscrições estão abertas para novos alunos

De importância reconhecida por diferentes fóruns internacionais, o Programa Portas Abertas: Português para Imigrantes iniciou na terça-feira (25/4) uma nova jornada de formação, com a participação de 250 professores da rede pública municipal de ensino.

Atualmente, o programa gratuito desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação com a Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) está disponível em 14 escolas da rede.

Trata-se do primeiro projeto do poder público para oferecer o ensino do idioma Português para imigrantes enquanto política pública permanente. O domínio do idioma facilita a entrada do imigrante no mercado de trabalho, a sua integração aos serviços públicos e à comunidade.

De agosto de 2017 até o final de 2022, 426 professores passaram por jornadas de formação realizadas a cada semestre. A carga horária é de 20 horas, desenvolvida em quatro dias. Em 2021, também foi promovido um ciclo formativo complementar, com temas sobre racismo e xenofobia e práticas pedagógicas e didáticas de ensino de português para imigrantes, com 140 participantes.

Quem conta a sua experiência no projeto é o professor Diego Augusto da Silva Moreira, da EMEF José Maria Whitaker: “Ser professor de língua estrangeira pode ser uma experiência única e enriquecedora. Além de ensinar a língua, o professor também acaba se tornando um guia cultural, apresentando a cultura e os costumes do país de origem da língua estudada. Há a necessidade de identificar os pontos fortes e fracos de cada aluno, e adaptar o ensino de acordo com as necessidades individuais. É fundamental que o professor esteja aberto a conhecer e respeitar as diferentes culturas dos alunos, além de entender as diferenças culturais que podem influenciar o processo de aprendizagem”.

Desta forma, a experiência é desafiadora, mas também muito gratificante, pois o docente ao ajudar os estudantes a aprender uma nova cultura, tem a oportunidade de expandir sua própria compreensão do mundo.

Frequência

Em cinco anos de programa, 4.542 imigrantes já participaram do curso, que está com inscrições abertas. A duração é de um semestre por nível (básico, intermediário e avançado) e carga horária de 90 horas/aula, com duas aulas por semana e turmas de 15 a 20 alunos.

O programa tem material didático próprio criado por professoras do Centro de Línguas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e fornecido gratuitamente para os estudantes.

Programação

1º Encontro – 25/04 19 às 21h | 27/04 9 às 11h
– Apresentação do Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (CPMig – SMDHC).
– Relações culturais, fluxos migratórios.
– Panorama da migração no mundo e no Brasil.
– Política migratória nacional em São Paulo.

2º Encontro - 02/05 19 às 21h | 04/05 às 11h
Apresentação da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (CPMig – SMDHC).
– Serviços públicos disponíveis aos imigrantes da Cidade de São Paulo;
– Políticas da cidade de São Paulo; mecanismos de participação.

3º Encontro – 09/05 19 às 21h | 11/05 às 11h
Apresentação sobre o ensino de português como língua de acolhimento para migrantes.

4º Encontro – 15 a 19/05
Práticas pedagógicas do “Portas Abertas” na Rede Municipal de Ensino. Apresentação de professores/as que já atuam no projeto nos territórios.

Escolas participantes (1º semestre de 2023)

As inscrições para imigrantes interessados em participar do curso estão abertas. As pessoas interessadas devem procurar uma das escolas abaixo.


EMEF José Maria Whitaker - Av. Satélite, 688 - Cidade Satelite Santa Barbara.
EMEF Des. Arthur Whitaker - R. André Saraiva, 860 - Vila Sonia
EMEF Desembargador Paulo Colombo Pereira de Queiroz - R. Dr. Abelardo da Cunha Lobo, 348 - Parque Arariba
CEU EMEF Profa. Nazaré Neri Lima (antigo CEU Água Azul) - Av. dos Metalúrgicos, 1300 - Cidade Tiradentes
CEU EMEF Jambeiro - Av. José Pinheiro Borges, 60 - Guaianases
EMEF Arthur Azevedo - Parque Butuí, S/N - Tatuapé
EMEI José Robson da Costa (Bombeiro) - R. Monsenhor Paulo Fernandes de Barros, S/N - Jardim Cachoeira
CIEJA Paulo Emílio Vanzolini (CIEJA Cambuci) - R. Cesário Ramalho, 111 - Cambuci
EMEF Julio de Grammont - Tv. Meiri, 73 - Jardim Rodolfo Pirani
CEU Lajeado - R. Manuel da Mota Coutinho, 293 - Lageado
EMEF Carlos Chagas - Av. Osvaldo Valle Cordeiro, 337 - Jardim Brasília
EMEF Presidente Prudente de Morais - R. Juiz de Fora, 980 - Vila Ema
EMEF Infante Dom Henrique - R. Comendador Nestor Pereira, 285 - Canindé
EMEFM Vereador Antonio Sampaio - R. Voluntários da Pátria, 733 - Santana

Documentos necessários

Para a inscrição, é preciso apresentar um documento emitido pelo país de origem (Passaporte, carteira de identidade ou outro qualquer) ou um dos seguintes documentos: Protocolo de Reconhecimento da condição de refugiado, Documento de Regularização Provisória, RNM (antigo RNE), Carteira de Trabalho ou CPF.

Além do documento de identificação, deve-se apresentar um documento de comprovação de residência ou na falta deste preencher uma declaração de residência no momento da inscrição, disponível nas escolas, nos idiomas espanhol, inglês e francês.