Prêmio Nelson Mandela recebe inscrições até 28 de fevereiro

Iniciativa reconhece entidades que atuam em prol das minorias e da igualdade racial

Criado em 2018, o Prêmio Nelson Mandela, de iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, tem o objetivo de apoiar ações de promoção da igualdade racial e dos direitos das minorias, recebe inscrições até o dia 28 deste mês.

O Prêmio reconhece três projetos de interesse da população negra, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais de São Paulo. Podem se inscrever associações, fundações, organizações não governamentais, núcleos religiosos e núcleos artísticos, sediados em São Paulo há pelo menos 1 ano.

Em 2021, receberam o prêmio as iniciativas Construindo Pontes, do Instituto Akhanda, e AFREEKTECH, do Movimento Black Money. Em 2020 foram reconhecidos os projetos Educar para inovar, da Associação Pró Falcêmicos (APROFE); o seminário A população Negra no Mercado de Trabalho e suas Diversidades, da SIEMACO; e o Sambando com Saúde, iniciativa da escola de samba Unidos de Vila Maria.

Para participar é necessário apresentar uma descrição detalhada da iniciativa, contendo sua justificativa, seus objetivos, sua duração, o local onde se realiza, sua abrangência, quem são os beneficiários e quais resultados alcançados pelo projeto. São elegíveis para a premiação, as propostas iniciadas no mínimo 1 ano antes da data de inscrição e há, no máximo, 4 anos.

A proposta, juntamente com a documentação exigida, deve ser enviada por e-mail para smdhccpir@prefeitura.sp.gov.br, com o assunto "Proposta – Edital de Chamamento Público/SMDHC nº 001/SMDHC/2023”, até o dia 28 de fevereiro de 2023.

Para mais informações, acesse aqui o edital.

Comissão julgadora
As iniciativas serão analisadas por uma comissão julgadora do Prêmio, composta por personalidades indicadas em listas tríplices, pelas entidades vinculadas ao tema. Entidades interessadas em participar da Comissão Julgadora devem enviar os documentos solicitados pelo Edital para o e-mail smdhccpir@prefeitura.sp.gov.br, com o assunto “Comissão – Edital de Chamamento Público CPB nº 002/2023/SMDHC/CPIR, COMISSÃO JULGADORA DO PRÊMIO NELSON MANDELA (Edição 2023)”, até 25 de fevereiro de 2023.

Para mais informações, acesse aqui o edital

Nelson Mandela

A luta de Nelson Mandela pela promoção da igualdade racial e contra o apartheid, na África do Sul, serviram de inspiração para a criação do Prêmio, previsto na Lei nº 16.829, de 6 de fevereiro de 2018, promulgada no mesmo mês de sua libertação, após 27 anos de prisão.

A premiação é realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da sua Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, da Prefeitura de São Paulo.