10º Festival de Direitos Humanos: Show de Jards Macalé e Feira de Empreendedorismo Imigrante são destaques desta quinta-feira

Show histórico será revisitado em apresentação na Biblioteca Mario de Andrade e Largo do Arouche terá serviços, artesanato, comidas típicas e música de imigrantes

Nesta quinta-feira (08), um dos destaques do Festival de Direitos Humanos, da Prefeitura de São Paulo, organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), será a apresentação do cantor e compositor Jards Macalé que revisita o histórico show “Banquete de Mendigos”, feito em plena ditadura militar, para comemorar os 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O show de 1973 aconteceu no MAM (Museu de Arte Moderna), do Rio de Janeiro, com a participação de músicos consagrados como Paulinho da Viola, Johnny Alf e Edu Lobo e talentos que estavam despontando como Gonzaguinha e Raul Seixas. O poeta Ivan Junqueira lia, nos intervalos das apresentações, trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O local da apresentação foi cercado por tanques militares e houve uma tentativa de apropriação pelos agentes de repressão das fitas de registro do evento. Em seu lugar foram entregues pela organização fitas não gravadas.

A nova apresentação, com entrada gratuita, será no auditório da Biblioteca Mario de Andrade, às 19h30, que tem capacidade para 110 lugares; a lotação será por ordem de chegada.

Feita por imigrantes

Em sua segunda edição, a Feira de Empreendedorismo Imigrante será realizada nos dias 08 e 09 de dezembro, das 10h às 18h, no Largo do Arouche, e é uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), e tem entre seus objetivos a geração de renda para imigrantes, o combate à xenofobia e a celebração da diversidade dos povos imigrantes que moram na capital.

Para o Coordenador de Política para os Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, Bryan Rodas, “Acessar espaços e eventos públicos é fundamental para que a população imigrante expresse sua autonomia, sua identidade e as diversas dimensões que envolvem o “ser imigrante” na cidade. A 2ª edição da iniciativa é, sobretudo, um processo de construção por uma cidade mais inclusiva”.

Nos dois dias de feira, o público poderá provar a culinária de rua de países como Peru, Bolívia e República Democrática do Congo, além de conhecer o artesanato produzido na Argentina, Venezuela, Bolívia, no Chile, Togo e Sudão.

Para o público imigrante serão oferecidos serviços de orientação sobre regularização migratória, inserção no mercado de trabalho, abertura e regularização de Microempresa Individual (MEI), entre outros, que visam garantir a sustentabilidade dos imigrantes e fortalecer sua integração na cidade.

Entre as apresentações artísticas, se destacam a atriz, cantora e dançarina sul-africana, de raízes zulu, Nduduzo (que apresenta às 12h30 no dia 08 e às 15h no dia 09) um repertório que mistura referências pop à ancestralidade africana.

Com voz e violão, o chileno Fran Yuvara traz ao Largo do Arouche, no dia 09 às 14h, a cultura musical do Chile, do Uruguai e da Argentina. Já o DJ Lokito Brian, do Peru, promete colocar o público para balançar ao som de ritmos latino-americanos como a cumbia, a salsa e o reaggaeton, nos dois dias do evento (às 13h no dia 08 e às 14h no dia 09).

A iniciativa é apoiada pela organização Internacional para Migrações (OIM), pela Associação Latino Americana de Cultura (ALAC) e pelo programa Mãos e Mentes Paulistanas; e implementa as ações do Grupo de Trabalho Municipal de Inclusão Econômica e Produtiva da População Imigrante (GTMigra).

Confira os serviços oferecidos

CRAI Móvel (Centro de Referência e Atendimento para Imigrante): o equipamento da SMDHC oferecerá orientação sobre a regularização migratória e o acesso a direitos e a rede de serviços públicos de referência para a população imigrante.

ADE SAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento): oferecerá orientação sobre abertura de MEI, microcrédito de demais programas que visam fortalecer e apoiar as pessoas que têm, ou querem abrir, um negócio nas periferias da cidade de São Paulo.

Fundação Paulistana: dará orientações sobre processo seletivo, entrevistas e produção do currículo.

Serviço

Show Jards Macalé
Local: Biblioteca Mario de Andrade (Rua da Consolação, 94)
Horário: 19h30
Lotação: 110 lugares

2ª Feira de Empreendedorismo Imigrante
08 e 09 de dezembro (quinta e sexta-feira)
Local: Largo do Arouche
Horário: 10h às 18h.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação da SMDHC
E-mail: smdhcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: +55 (11) 2833-4160/4174/4175/4176 ou 4210