São Paulo terá ações de conscientização no Dia Mundial da Pessoa Idosa

Em parceria com Metrô, a prefeitura irá distribuir em seis estações materiais de sensibilização sobre direitos e combate ao preconceito contra pessoas mais velhas

Nesta sexta-feira (01/10), o Dia Mundial da Pessoa Idosa será celebrado com diferentes iniciativas de conscientização sobre os direitos desta população na cidade de São Paulo. Em uma parceria com o Metrô, pessoas idosas voluntárias do Polo Cultural da Terceira Idade e do Grande Conselho Municipal do Idoso, acompanhadas de servidores da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de funcionários do Metrô, vão distribuir publicações sobre as leis que garantem a proteção desta população em seis estações das linhas 1 Azul, 2 Vermelha e 3 Verde, sendo elas Barra Funda, Clinicas, Sé, Ana Rosa, Santana e Vila Prudente.

Também serão exibidas orientações nas telas da TV Minuto, dentro dos vagões. O conteúdo exibido nas telas traz mensagens de combate ao preconceito contra os mais velhos, chamado de idadismo, e durante todo o mês de outubro trará outros tópicos estimulando a proteção e o cuidado com as pessoas idosas no transporte. Para marcar a data, a estação Trianon, na Linha 2 Verde, receberá uma iluminação multicolorida especial que segue até o dia 7 de outubro.
Serão distribuídos nas estações exemplares do Estatuto do Idoso, em comemoração aos 18 anos da aprovação daquele que é considerado um marco na legislação de direitos da pessoa idosa. Também serão entregues o livreto “Metrô para Todos – Passageiros Preferenciais”, sobre a necessidade de respeito de reserva dos assentos preferenciais, e o folder “Dicas de Segurança”, para prevenção de quedas nas estações e vagões.

As iniciativas são uma realização da SMDHC, por meio da sua Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa (CPPI), como parte de um convênio assinado com o Metrô de São Paulo que prevê a execução de ações conjuntas pró população idosa. As ações também contam com a parceria do Grande Conselho Municipal do Idoso e do programa USP 60+.

Amigo do Idoso

Segundo dados da Fundação Seade, 15% da população da cidade de São Paulo é constituída de pessoas idosas, índice que deve chegar aos 30%, até 2050. Como forma de tornar a cidade cada vez mais amigável à população idosa, a Prefeitura de São Paulo adotou uma série de medidas que estão em seu Plano de Metas e que resultaram na obtenção em novembro de 2020 do Selo Amigo do Idoso, categoria Pleno, concedido pelo Governo do Estado às cidades que cumpriram as metas previstas pelo programa, em suas diferentes etapas de cada graduação: Inicial, Intermediária e Plena. A capital paulista é a quinta entre os 645 municípios paulistas a receber o selo, criado em 2012.

A cidade atingiu os critérios para elevar sua classificação com a qualificação e aumento da complexidade das políticas implementadas nos últimos dois anos, como a criação do Fundo Municipal do Idoso, FMID, em 2012, e desenvolvimento de diversos programas em diferentes áreas, como saúde, transporte e mobilidade, educação, assistência social, lazer e esporte.

SERVIÇO
Dia Mundial da Pessoa Idosa
Quando: sexta-feira, 1 de outubro
Distribuição de exemplares do Estatuto do Idoso
Onde: nas estações do Metrô Barra Funda (Linha 3 Vermelha), Clinicas (Linha 2 Verde), Sé (Linha 1 Azul e Linha 3 Vermelha), Ana Rosa (Linha 1 Azul e Linha 2 Verde), Santana (Linha 1 Azul) e Vila Prudente (Linha 2 Verde)
Horário: das 10h às 11h
Iluminação especial
Onde: estação Trianon (linha 2 Verde)
Quando: de 1º a 7 de outubro