Prorrogado o prazo de inscrições para o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade

Agora as empresas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos com atuação em São Paulo têm até 31 de agosto para inscrever suas iniciativas de políticas de inclusão e diversidade no programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, conforme publicação no Diário Oficial.

O programa que está em sua terceira edição, já premiou nas duas edições anteriores, mais de 120 organizações. Além de serem contempladas com o Selo, essas organizações passam a integrar uma rede diversa e estruturada, para a troca de experiências entre as empresas e para discussões sobre os principais desafios das ações de inclusão e as políticas públicas já existentes voltadas a esta temática. 


Saiba como inscrever a iniciativa da sua empresa, organização ou entidade, acessando https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/selo_direitos_humanos/index.php.

O acesso à aba das inscrições é em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/selo_direitos_humanos/index.php?p=299829
Em caso de dúvidas, escreva para o e-mail: smdhcselo@prefeitura.sp.gov.br

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade reconhece iniciativas que se enquadrem em três áreas: 1) Inclusão e Gestão da Diversidade – focada na contratação, promoção e proteção dos direitos humanos; 2) Responsabilidade Social, buscando iniciativas voltadas à comunidade e sociedade; e 3) Imagem e Posicionamento, com iniciativas voltadas à comunicação, marketing e desenvolvimento de produtos e serviços.

As iniciativas precisam atender a uma ou mais categorias do programa: Criança e Adolescente; Egressos do Sistema Prisional e Pessoas Privadas de Liberdade; Igualdade Racial; Imigrantes; Juventude; LGBTI; Mulheres; Pessoas com Deficiência; Pessoas em Situação de Rua; e Pessoas Idosas.

As melhores práticas de promoção dos Direitos Humanos e valorização da diversidade serão contempladas.

Empresas e organizações já premiadas

O Selo premia empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte. Na edição do ano passado, a PWC foi premiada pelo projeto Diversidade no Processo Seletivo de Trainees que envolve cerca de 400 contratações anuais baseadas em critérios de diversidade (gênero, raça e PcD). O objetivo do projeto é tornar o ambiente de trabalho mais diverso e condizente com a realidade da sociedade brasileira.

Outra iniciativa premiada é a da Women at UBER (Mulheres da UBER) de parte de um grupo de funcionárias que agem pela igualdade e gênero, tanto no ambiente de trabalho (contratação, permanência, crescimento e emponderamento de mulheres na empresa) quanto externamente, na forma como a marca se posicion e age em situações como a violência contra as mulheres, geração de oportunidades econômicas e autonomia financeira.

O que é o programa

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade é uma iniciativa que embasa a principal missão da pasta que é a de formular, articular e coordenar a Política Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, de forma transversal, interseccional, participativa e com respeito à diversidade, por meio da promoção e defesa de direitos, em benefício da população, com atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade, visando a uma sociedade justa, igualitária, inclusiva, solidária e intercultural.

A defesa desses princípios perpassa pela garantia do direito ao emprego e apoio à subsistência do indivíduo, por meio de sua inserção no mercado de trabalho para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade, respeito e construam sua noção de cidadania.

O programa Selo de Direitos Humanos e Cidadania pretende reconhecer e promover boas práticas a partir da criação de um banco de dados para ser compartilhado com outras organizações e com a sociedade. Ele realiza isso por meio de uma premiação que prestigia essas iniciativas e posteriormente convida as empresas e organizações envolvidas para compor uma rede para troca de experiências e aprendizado mútuo. A primeira edição ocorreu em 2018.

O período de validade do selo é de um ano. As organizações que participaram em 2019 podem reinscrever os mesmos projetos - a fim de apresentar sua evolução – ou apresentar novas iniciativas.