Freguesia do Ó recebe o projeto Mutirão nos Bairros

 

 

Orientações e informativos para jovens foram as novidades da SMDHC na 7ª edição do Mutirão nos Bairros, realizado no sábado (18/05), no Largo da Pancada, na Freguesia do Ó. Os panfletos fazem parte do programa federal ID Jovem, que garante direitos como acesso à programações culturais com meia-entrada e gratuidade ou descontos em passagens de ônibus interestaduais. Além desta ação, na tenda dividida com a SMPED (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência), houve o recebimento de denúncia de violência contra mulheres e encaminhamento para equipamentos da rede de atendimento, promoção de Igualdade Racial (orientações e recebimento de denúncia de violência e discriminação contra a população negra) e ainda acolhida e escuta para defesa de direitos.

Equipes da Secretaria da Pessoa com Deficiência deram orientações sobre Bilhete Único Especial e outras demandas. Foram realizadas ações para esse público como o Programa Cultura Inclusiva (atividades culturais acessíveis), Central de Intermediação de Libras (CIL), Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, assim como Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência.

A Secretaria Municipal da Saúde fez aferição de pressão arterial e teste de glicemia, vacinação contra febre amarela, influenza e antirrábica para cães e gatos. Houve distribuição de preservativos e de sal de ervas. A população também contará com orientações sobre saúde bucal, aulas de dança circular e mix dance.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do mutirão por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. As equipes fizeram o cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.

Os cidadãos que estão em busca de um emprego tiveram a oportunidade de se candidatar a mais de 500 vagas especialmente disponibilizadas para o evento por empresas privadas da região, na tenda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) ofereceu oportunidades como motorista e fiscal de ônibus, operador de telemarketing, atendente de lanchonete, eletricista, funileiro e mecânico, entre outras. Para ser encaminhado para as vagas, o interessado precisou levar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Para quem não tinha os dois últimos documentos, a emissão foi feita na hora, com uma foto 3x4.

O CATe levou também duas empresas que foram responsáveis por um processo seletivo de 30 vagas para auxiliar de limpeza. Participaram as pessoas que fizeram o pré-cadastramento nas unidades Brasilândia, Jaraguá ou Pirituba do CATe, entre os dias 15 e 17. Quem já tem uma empresa ou quer abrir o seu negócio, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) disponibilizou informações sobre como se formalizar e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

A Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) fez a entrega de 138 termos de quitação para as pessoas convocadas. A programação contou com a renegociação de 27 contratos, agendamento para atendimento da central da Cohab e esclarecimentos sobre contratos, transferências e emissão de boletos.

A Sabesp levou uma agência móvel para atender a população. Nela os clientes puderam solicitar parcelamento de dívidas, fazer pedidos de serviços e retirar segunda via da conta de água, entre outras ações. A Companhia também disponibilizou bebedouros para hidratação dos participantes do mutirão. Houve, também, divulgação do app Sabesp, distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água e uso consciente da água.

A Secretaria Municipal de Cultura levou a Feira de Troca de Livros ao Largo da Pancada, com cerca de 1.500 exemplares. As crianças puderam brincar de cama elástica e pintura de rosto.