#CarnavalSemAssédio tem Ônibus Lilás para atender vítimas, conscientizar e orientar foliões

No primeiro ano de vigência da lei que criminaliza o assédio sexual, a unidade móvel Ônibus Lilás da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania estará à disposição do público durante o carnaval de rua de São Paulo, como parte da campanha “CarnavalSemAssédio em parceria com o portal Catraca Livre e a produtora Rua Livre.

A equipe constituída por uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada mais duas coordenadoras vai atender os foliões para acolher, conscientizar e, caso seja necessário, encaminhar as vítimas de importunação e assédio para a rede de atendimento – Delegacia da Mulher, Centros de Referência, Ministério Público e Defensoria, também parceiros da ação. Uma patrulha da GCM, do Programa Guardiã Maria da Penha, permanecerá ao lado do Ônibus Lilás para dar o suporte necessário.

A unidade móvel possui duas salas com mesas e cadeiras para atender as vítimas de forma reservada, enquanto fazem as denúncias ou mesmo buscam informações. Fora da programação do Carnaval, o Ônibus Lilás percorre os bairros de acordo com um calendário estabelecido, com ênfase nas localidades mais afastadas do centro e com maior índice de vulnerabilidade social. No ano passado, esse serviço atendeu a 1.051 mulheres.

O Catraca Livre selecionou voluntários para participar. Foram capacitadas 25 pessoas presencialmente e mais nove que participaram do treinamento online. Os “Anjos do Carnaval”, como foram chamados esses voluntários, permanecerão no alto dos trios elétricos ou em meio aos blocos para acolher vítimas e identificar potenciais agressores.

Os voluntários também distribuirão 20 mil adesivos tatuagens temporárias do #NãoÉNão por blocos de rua de São Paulo, Rio de Janeiro e Olinda (PE).

Localização

O Ônibus Lilás estará em pontos de grande concentração de público. Saiba quando e onde encontrar a unidade móvel:
• 02 e 03/03 – Praça da República – 11h às 17h;
• 04 e 05/03 – Avenida Tiradentes X Rua Ribeiro de Lima – 11h às 17h.