CMDH AVANÇA NAS AÇÕES PARA CUMPRIMENTO DA META 42 DA AGENDA 2012

Ciclo de Oficinas em Direitos Humanos foi realizado durante o mês maio, com grande receptividade entre funcionários da Prefeitura Municipal de São Paulo e de órgãos do Poder Público em geral, parceiros e representantes da sociedade civil interessados em acompanhar e promover ações relacionadas aos direitos humanos. Foi uma iniciativa da CMDH para implementação da Meta 42 (Agenda 2012), que trata da criação de conselhos de direitos humanos nas subprefeituras da cidade de São Paulo.

As oficinas são a concretização da proposta do grupo da Região Centro, que considerou como prioritário realizar esse ciclo para promover conhecimentos sobre os direitos humanos. Na abertura, o secretário Especial de Direitos Humanos, José Gregori, destacou que as oficinas se destinam sobretudo àqueles que fizeram a primeira edição do Curso de Conselheiros em Direitos Humanos (promovido pela CMDH em 2008), além da oportunidade de trabalhar no evento com a Polícia Militar, difundindo os direitos humanos e aproximando-se de quem têm os mesmos sentimentos pelos direitos humanos. No primeiro encontro, o coronel Luiz de Castro Jr. fez uma contextualização histórica, incluindo os fundamentos dos direitos humanos, além de fazer considerações sobre os direitos humanos e a corporação policial.

Na semana posterior, foi a vez da equipe do Núcleo Psicossocial da CMDH fazer a sua exposição, onde abordou alguns pontos sobre trabalho desenvolvido, incluindo noções de diagnóstico para a abordagem de segmentos vulneráveis, bem como questões emocionais envolvidas nessas abordagens, incluindo o equilíbrio emocional necessário para tratar com questões de direitos humanos. Foi também realizada dinâmica de grupo. Nesse dia, também os parceiros de atendimento da CMDH apresentaram os principais pontos de seus trabalhos: a Central de Penas e Medidas Alternativas para Mulheres (parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo), Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate e Combate ao Racismo (parceria com a CONE/SMPP), do Centro de Referência e Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CADS/SMPP) e do Telecentro Temático em Direitos Humanos (SMPP).

O terceiro encontro incluiu apresentação do Núcleo Jurídico da CMDH, tendo sido expostos aspectos teóricos e práticos (práticas do Balcão de Atendimento) do atendimento a segmentos vulneráveis. Os assuntos e temas abordados, bem como a narrativa de situações concretas atendidas na CMDH chamaram a atenção da platéia que indagou sobre os diversos aspectos das questões ligadas aos direitos humanos e o trabalho desenvolvido pelo Balcão de Atendimento e suas ramificações.

No encontro final foi projetado um filme, com temática relacionada a portadores de distúrbios mentais, seguido de comentários de um pesquisador e especialista em psicologia social e do trabalho, o professor Egeu Gomez Esteves (docente da PUC-SP e da UNICSUL), seguido de breve debate sobre o tema.

O secretário José Gregori encerrou o evento no dia 26 de maio, lembrando e saudando os avanços dos direitos humanos no Brasil, além de comemorar a realização do ciclo, como resultado do esforço dos membros do grupo do Centro e da equipe da CMDH responsável pelo sucesso da iniciativa.