Dilma e Haddad participam de solenidade com formandos do Pronatec PopRua

Iniciativa pioneira da prefeitura de São Paulo, em parceria com o governo federal, é expandida para todo o país

Foto: Fábio Arantes / SECOM

Onze formandos do Programa de Qualificação Profissional da População em Situação de Rua (Pronatec PopRua) receberam hoje (03) certificados de eletricista de instalação predial das mãos da presidenta da República Dilma Rousseff e do prefeito Fernando Haddad. A solenidade ocorreu durante a Expocatadores 2014, no Centro de Exposição Anhembi. “Tenho orgulho dos alunos da população em situação de rua que se capacitaram pelo Pronatec”, declarou a presidenta.

Lançado pela Prefeitura de São Paulo, em março de 2013, o Pronatec PopRua tem o objetivo de criar oportunidades para a inserção da população em situação de rua no mercado de trabalho. Desde o início do projeto até julho de 2014, 502 pessoas nessa condição se matricularam e 212 concluíram os estudos (42,3% dos matriculados). Entre os cursos ofertados estão: auxiliar administrativo, eletricista predial, eletricista industrial, mecânico (diversas modalidades), padeiro, pedreiro, almoxarife, almoxarife de obras, pintor, entre outros.

São parceiras do programa sete empresas que atuam nas áreas de recolhimento e tratamento de resíduos sólidos, serviços urbanos, construção civil, distribuição de energia elétrica, venda de peças para veículos e prestação de serviços. Dentre essas, AES Eletropaulo, Inova, Camargo Corrêa e EcoUrbis são as quatro empresas com maior volume de empregabilidade dos formandos, tendo contratado ao todo 53 pessoas.

Para o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, a prefeitura de São Paulo tem o compromisso de oferecer oportunidade e autonomia aos moradores em situação de rua, uma população estimada em 15 mil pessoas na capital paulista. “Essa é nossa tarefa, nossa obrigação, e quando nós vemos um momento como o de hoje, percebemos que estamos no caminho certo”, disse. Segundo Sottili, todos os formandos já são vencedores, “porque estão demonstrando vontade, querem autonomia, trabalho, não querem favor de ninguém”.

Foto: Fábio Arantes / SECOM

Reconhecimento nacional e internacional
Em 2013, o Pronatec PopPua foi uma das quatro iniciativas finalistas do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O prêmio impulsionou o governo federal na criação da modalidade exclusiva PopRua para todo o país, reconhecendo o pioneirismo da prefeitura de São Paulo na oferta de cursos profissionalizantes para a população em situação de rua.

Em setembro de 2014, a iniciativa foi publicada como manchete no Boletim Informativo da Associação Internacional das Cidades Educadoras e no Banco Internacional de Documentos de Cidades Educadoras (issuu.com/educatingcities/docs/boletin_aice_19_esp_web). E em novembro, o Pronatec PopRua foi apresentada no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, sendo uma das 150 experiências selecionadas entre 600 apresentadas.

 

Assessoria de Imprensa
Luciano Velleda – 3113-9650 / 97206-7749
lucianovelleda@prefeitura.sp.gov.br