Praça da Sé recebe iluminação especial para lembrar os 10 anos do Massacre da Sé

Intervenção é realizada em memória das sete pessoas assassinadas no local, em 2004

Foto: Gabriela Biló / Futura Press

Palco de grandes manifestações na história do País, a Praça da Sé também foi cenário de graves violações de direitos humanos. Entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, 15 pessoas em situação de rua foram golpeadas na cabeça enquanto dormiam. Sete delas faleceram. Meses depois, uma testemunha presencial dos crimes também foi assassinada.

O acontecimento gerou grande comoção e provocou uma forte mobilização por parte da sociedade civil organizada e da própria população em situação de rua, que, pouco tempo depois, fundou um movimento social e adotou o 19 de agosto como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

Por isso, na semana do dia 19 de agosto de 2014, 10 anos após o episódio que ficou conhecido como "Massacre da Sé”, a Praça da Sé recebe iluminação especial, avermelhada, em alusão ao massacre. A intervenção modifica o cenário do espaço durante uma semana.

A ação é organizada pela Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a população da Cidade, tornando visíveis os problemas enfrentados por quem vive nas ruas e resgatando a memória das pessoas que foram mortas em 2004.