META 42 - AGENDA 2012

CMDH AVANÇA NAS AÇÕES PARA CUMPRIMENTO DA META 42 DA AGENDA 2012

Como parte das atividades voltadas para a implementação da Meta 42 (Agenda 2012), que visa à criação de conselhos de direitos humanos nas subprefeituras da cidade de São Paulo será promovido pela Comissão Municipal de Direitos Humanos um Ciclo de Oficinas em Direitos Humanos para os conselheiros em direitos humanos. Trata-se da concretização da proposta do grupo da Região Centro, que considerou como prioritário realizar esse Ciclo de Oficinas em Direitos Humanos voltado para abordagens de grupos vulneráveis .

 

O Ciclo de Oficinas visa a aprimorar o conhecimento do grupo no que concerne aos fundamentos legais dos direitos humanos com a finalidade de melhor garanti-los; propiciar conhecimento quanto à abrangência da situação de vulnerabilidade na região metropolitana de São Paulo; desenvolver habilidades para melhor comunicação com os grupos vulneráveis e, ainda, aprimorar o equilíbrio emocional para lidar com questões de direitos humanos.

 

Como parte da proposta da Meta 42, os próprios participantes do grupo estabeleceram o conteúdo programático:

- fundamentos legais dos direitos humanos e das políticas públicas de atendimento social;

- práticas de atendimento a grupos vulneráveis;

- projeção de filmes (curtas-metragens) sobre direitos humanos ilustrando questões relacionadas à vigência e a violações dos direitos fundamentais da pessoa;

 

Serão quatro encontros nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio de 2010, das 14 às 17 horas. As oficinas serão realizadas no auditório da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado São Paulo – Páteo do Colégio, 184 – Centro.

Inscrições encerradas

A freqüência mínima para certificação é de 75%.

 

Programa (Atenção o tema das aulas 2 e 3 foi invertido)

5/5/10 – Aula 1 - Histórico e fundamentos dos direitos humanos. Evolução histórica dos direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e Convenções Internacionais; Constituição Federal (1988) e o Direito Humanitário.

 

12/5/10 – Aula 2 - Noções de Diagnóstico para a abordagem de segmentos vulneráveis. As questões emocionais envolvidas nessas abordagens. O equilíbrio emocional necessário para tratar com questões de direitos humanos. Realização de dinâmica de grupo.

 

19/5/10 – Aula 3 - As políticas públicas de atendimento social. O atendimento jurídico a segmentos vulneráveis.

 

26/5/10 – Aula 4 – Projeção de filmes de direitos humanos ilustrando situações de respeito e de violação dos direitos humanos.

Encerramento do curso.