Um debate sobre o espaço público e a Cidade

O professor Ladislau Dowbor e os secretários municipais Rogério Sottili e Fernando de Mello Franco abriram nesta quinta-feira, dia 12, um ciclo de discussões que se estenderá ao longo de toda a gestão

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) realizou na noite desta quinta-feira, dia 12, no Centro Cultural Vergueiro, o primeiro debate do Ciclo Direitos Humanos e a Cidade, que se estenderá por toda a gestão, com o objetivo de promover o diálogo sobre a transversalidade da política de direitos humanos e sua interface com as demais políticas públicas municipais.

Neste primeiro encontro, que também integrou o Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, organizado pela SMDHC, foram discutidos a ocupação do espaço público, o exercício da cidadania e o espaço público como instrumento de mediação.

O debate contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili; do professor Ladislau Dowbor, mestre em Economia Social e doutor em Ciências Econômicas; do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco; e do coordenador de Promoção do Direito à Cidade da SMDHC, William Nozaki, que também apresentou uma prévia do Projeto de Ocupação do Espaço Público, que será lançado oficialmente em janeiro de 2014.

Na abertura do evento, Rogério Sottili falou sobre a atuação da SMDHC e o Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, que propõe uma ampla reflexão sobre direitos humanos no Município, ressaltando a importância da construção do sentimento de pertencimento à cidade e de uma convivência cidadã nos espaços públicos. “Uma das principais tarefas da nossa Secretaria é mudar a cultura de violações de direitos que existe no nosso país, é mudar a cultura de violência que existe na nossa cidade.”

O secretário também afirmou que é preciso abrir São Paulo para os seus cidadãos. "Como um companheiro falou em um dialogo que fizemos na Praça Roosevelt, a Cidade está fechada, afastando as pessoas. Nós temos que criar vizinhança, temos que construir um grande espaço temático para a cidadania, vencendo, assim, essa cultura de violação."

Fernando de Mello Franco apresentou uma série de imagens sobre os conflitos cotidianos de São Paulo e disse que “o espaço público é o espaço do encontro, mas também do conflito”. “E o papel do Estado é o papel de mediador do conflito.”

Já o professor Ladislau Dowbor destacou a necessidade de um projeto de cidade para além dos projetos de governo, “em que um programa de governo se torna um programa da cidade”. “São Paulo já cresceu até o seu limite físico. Agora, precisa pensar na qualidade de vida das pessoas”, completou.

 

Ciclo de Debates Direitos Humanos e a Cidade
Centro Cultural São Paulo
Sala Jardel Filho
Avenida Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro)
Dia 12/12, das 19h às 21h

Veja a programação completa do Festival

 

Foto: Paulo Pereira/Estúdio Luzia