Eletropaulo contrata trabalhadores em situação de rua formados pelo Pronatec

Novos funcionários passaram por processo seletivo e, agora, atuarão como leituristas na empresa. O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, entregou os crachás aos contratados

Após um processo seletivo de algumas semanas, seis trabalhadores que vivem em situação de rua foram oficialmente admitidos na última terça-feira, dia 19, como novos funcionários da Eletropaulo.

Formados em cursos técnicos pelo Pronatec com turmas específicas para a população em situação de rua, programa realizado por meio de parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMADS) com o SESI/SENAI/SP, os seis novos contratados atuarão como leituristas.

Nos próximos dias, outros dois candidatos também aprovados entregarão a documentação exigida e serão contratados. Ao todo, 28 trabalhadores em situação de rua passaram pelo processo de seleção.

Para o gerente de Treinamento Operacional da Eletropaulo, Denésio de Andrade Carvalho, o número de aprovados superou as expectativas. “Normalmente, temos uma média de aprovação de 10% em nossos processos seletivos. Com esta turma tivemos uma média bem superior, de cerca de 30%”, afirmou.

Das mãos do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, os seis novos empregados receberam seus crachás de funcionários da Eletropaulo. O ato ocorreu diante de 48 pessoas também formadas pelo Pronatec/PopRua que começaram um novo processo seletivo na empresa. “Vocês todos estão de parabéns. Já são vencedores porque estão demonstrando vontade, querem autonomia, trabalho, não querem favor de ninguém”, disse Sottili.

Dirigindo-se aos trabalhadores recém-contratados, o secretário destacou o compromisso da Prefeitura em oferecer oportunidade e autonomia aos moradores em situação de rua, uma população estimada em 15 mil pessoas em São Paulo. “Este ato é tão importante para vocês quanto pra mim. Essa é nossa tarefa, nossa obrigação, e quando nós vemos um momento como o de hoje, percebemos que estamos no caminho certo”, disse.

O gerente de Treinamento Operacional da Eletropaulo explicou que a empresa estendeu as regras usuais de limite de idade para poder realizar os processos seletivos com os formados do Pronatec/PopRua. Segundo Carvalho, a empresa está imbuída em colaborar com a inclusão social das pessoas em situação de rua. O resultado do processo de seleção que iniciou esta semana deve estar concluído em 15 dias.