Comitiva palestina propõe intercâmbio cultural com a cidade de São Paulo

Foi sugerida a criação de uma mostra de filmes da Palestina no Município e o secretário Rogério Sottili propôs a inclusão de obras palestinas na programação do Cine Direitos Humanos

Com a proposta de estreitar as relações culturais entre a capital paulista e a cidade de Ramallah, na Cisjordânia, uma comitiva de cineastas palestinos foi recebida, na terça-feira, dia 12, pelo secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili. “Para nós, é uma alegria estar aqui. E também é muito importante conhecer a sociedade paulista e brasileira”, disse a produtora May Oden, confessando sua surpresa em conhecer, no âmbito municipal, uma secretaria específica para tratar das questões de direitos humanos na Cidade.

Ao lado do cineasta Kamal Al-Jafari e do diretor do Palácio da Cultura de Ramallah, Tarek Rishmawi, a produtora propôs a criação de uma mostra de cinema palestino na cidade de São Paulo, destacando que a pauta dos direitos humanos é muito presente no cinema deles. “É quase impossível fazer um filme na Palestina sem falar deste tema”, afirmou.

Kamal Al-Jafari ponderou que o cinema tem sido um importante instrumento para mudar a visão do mundo sobre o povo palestino, mostrando o cotidiano de sua comunidade para além dos estereótipos da guerra, ao mesmo tempo em que ajuda na causa palestina em ser reconhecida como país. “Em 2002, a Academia de Cinema de Hollywood não escolheu um filme palestino para concorrer ao Oscar porque não somos um país de fato. O caso gerou uma grande discussão e, dois anos depois, a Academia já aceitou um filme palestino”, contou o cineasta.

O secretário concordou que a linguagem artística e cultural é muito importante na promoção e na disputa de valores dos direitos humanos e, após apresentar a estrutura da Secretaria, destacou o projeto Cine Direitos Humanos, que acontece todos os sábados, com sessões gratuitas, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Frei Caneca. Imediatamente, Sottili propôs a inclusão dos filmes palestinos na programação do Cine Direitos Humanos, além de manifestar amplo apoio e interesse em colaborar para concretizar, em 2014, uma mostra de cinema palestino na cidade de São Paulo.

Participaram da reunião o coordenador da Assessoria Internacional e de Cooperação Bilateral da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas, Frederico Assis, e o coordenador de Políticas para Migrantes da SMDHC, Paulo Illes.