Concurso público da GCM agora contempla questões de direitos humanos

Inclusão das novas questões é resultado da parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria de Segurança Urbana, cujo objetivo é preparar o efetivo da Guarda para atuar em sintonia com os direitos humanos

O novo edital de concurso público para a Guarda Civil Metropolitana agora contempla a exigência de conhecimentos prévios em direitos humanos. A prova, que acontecerá no dia 1º de dezembro, terá cinco questões sobre o tema – e o número de acertos no assunto será utilizado como critério de desempate.

Essa inovação no edital é resultado da parceria entre a Coordenação de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), que tem como objetivo preparar o efetivo da Guarda para atuar na Cidade em sintonia com os princípios de direitos humanos.

Em agosto, as duas secretarias realizaram quatro cursos de formação no tema direcionados ao efetivo da GCM, na modalidade de educação à distância (EaD). Foram formados 202 guardas no curso Segurança Pública sem Homofobia; 226 em Filosofia dos Direitos Humanos Aplicados à Atuação Policial; 189 em Enfrentamento da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente; e 236 em Atuação Policial Frente a Grupos Vulneráveis.

Além disso, em junho, cerca de 250 integrantes da GCM participaram do 1° Seminário Segurança Urbana e Promoção dos Direitos Humanos, também promovido pela SMDHC e a SMSU.

O edital de concurso público da GCM prevê 2.000 vagas e as inscrições devem ser feitas no site www.vunesp.com.br, até o dia 8 de novembro. Confira a íntegra do documento aqui.