Educadores participam da 2ª Oficina de Educação em Direitos Humanos

Encontro contou com a presença de 65 profissionais de ensino da rede municipal e buscou preparar os participantes para usar materiais audiovisuais sobre direitos humanos em sala de aula e a exibir os curtas do Festival ENTRETODOS

Foi realizada no dia 30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a 2ª Oficina de Educação em Direitos Humanos, que teve como objetivo sensibilizar profissionais de ensino para trabalhar com temas de direitos humanos por meio de materiais audiovisuais. A atividade é parte do processo de preparação do 6° Festival Municipal de Curtas-Metragens em Direitos Humanos ENTRETODOS, que ocorrerá em dezembro e terá 20 unidades escolares da rede municipal de ensino, além de outros 20 equipamentos culturais, como pontos de exibição.

A oficina foi organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras (SMSP). Está prevista a realização de mais uma oficina, que também terá o objetivo de preparar os profissionais da rede de ensino para trabalhar com as temáticas de direitos humanos a partir da linguagem do cinema.

Estiveram presentes 65 educadores, integrantes do Grupo de Trabalho Intersecretarial sobre Educação em Direitos Humanos (GTI-EDH) e do Núcleo de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Rede Municipal (NEDHC), além de representantes das escolas exibidoras do Festival e das unidades educacionais que priorizaram o módulo de direitos humanos (Macrocampo EDH) no programa Mais Educação/MEC.

A mesa de abertura, que contou com as saudações de Jane Reolo, por parte da SME, e Eduardo Bittar, por parte da Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC, demonstrou a grande adesão que os projetos de educação em direitos humanos vêm tendo por parte da rede municipal de ensino, especialmente frente às 66 inscrições do 1º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos (saiba mais) e a ativa participação das 13 Diretorias Regionais de Ensino na viabilização do 6º ENTRETODOS.

Jonas Waks e Christian Kurken Kalousdian, da Coordenação de Educação em
Direitos Humanos, prepararam os presentes para lidarem com os desafios técnicos do processo de exibição dos curtas. Jorge Grinspum, curador do Festival, apresentou o evento e respondeu às dúvidas dos 65 educadores presentes.

Ao final, foram exibidos dois curtas-metragens, seguidos de debates. O primeiro, ‘Ato institucional’, sobre memória e verdade, foi debatido por Carla Juliana Pissinatti Borges, coordenadora de Direito à Memória e à Verdade da SMDHC. O outro, ‘Que queijo você quer?’, sobre idosos, teve a discussão conduzida por Guiomar Lopes, coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC.

O próximo encontro será realizado em 25 de novembro.