Núcleo de Educação em Direitos Humanos e Cidadania é criado na rede municipal de ensino

Núcleo é composto por representantes de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação e tem a missão de aproximar as ações do grupo de trabalho criado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Municipal de Educação dos educadores da rede

Com o objetivo de viabilizar a implementação das ações do Grupo de Trabalho Intersecretarial Educação em Direitos Humanos (GTI EDH) nas escolas da rede municipal, foi criado, no dia 18 de setembro, o Núcleo de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (Núcleo EDHC) da Rede Municipal, composto por representantes de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) da Cidade.

O GTI-EDH foi constituído pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e pela Secretaria Municipal de Educação para propor estratégias e garantir a implementação da educação em direitos humanos no Município. O GTI aposta no papel fundamental dos diretores regionais de ensino, dos supervisores e de todos os gestores e educadores da rede nesse processo.

O Núcleo EDHC, criado em reunião realizada na DRE Ipiranga, congregará todos esses atores e atuará como um foro permanente para disseminar a cultura de direitos humanos na rede municipal de ensino.

Participaram do encontro representantes das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Educação no GTI-EDH e dois representantes de cada Diretoria Regional de Educação, sendo um representante do gabinete da DRE e um supervisor de ensino.

Eduardo Bittar, coordenador de Educação em Direitos Humanos da SMDHC, apresentou a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e as ações da Coordenação, que estão organizadas em três frentes principais: cultura, segurança urbana e rede municipal de educação.

Jonas Waks, coordenador-adjunto de Educação em Direitos Humanos da SMDHC, apresentou em detalhes as duas ações da Coordenação junto à rede que já estão em fase de implementação e precisam do apoio do Núcleo EDHC para acontecer: o Festival ENTRETODOS e o 1º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos. O 6º Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos ENTRETODOS busca aproveitar o papel educativo da arte, sensibilizando e disseminando no município de São Paulo a perspectiva da cultura dos direitos humanos. Esta edição fortalecerá a dimensão educativa do Festival, exibindo os filmes na rede escolar municipal e formando os educadores para o uso do material áudio-visual para fins pedagógicos.

Já o 1º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam a cultura dos direitos humanos, desenvolvidas nos últimos cinco anos na rede municipal de ensino. Para sensibilizar educadores e gestores para a temática da EDH em geral e para esses dois projetos específicos, serão realizadas três oficinas ainda este ano.

Rogério dos Anjos e Thais Romoli, da Secretaria Municipal de Educação, enfatizaram a importância da constituição do Núcleo e apresentaram ações da SME que já estão em curso com vistas à garantia do direito à educação, ao desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos e à cidadania. Mencionaram ainda, que devem ser desenvolvidas ações voltadas para o combate e a prevenção à violência, o enfrentamento ao abuso sexual e ao trabalho infantil, além dos programas para crianças em cumprimento de medidas socioeducativas.