Prefeitura realiza diálogo com movimentos de juventude

Prefeito Fernando Haddad e o secretário Rogério Sottili receberam representantes dos movimentos na noite desta quinta-feira, dia 12, e ressaltaram a importância da participação social na gestão

O prefeito Fernando Haddad, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, e o coordenador de Políticas para a juventude, Gabriel Medina, receberam movimentos de jovens para debater as políticas públicas de juventude, na noite desta quinta-feira.

Os assuntos mais abordados pelos jovens foram acesso à cultura, melhorias no transporte e na educação, além da importância da chegada do Plano Juventude Viva a São Paulo, programa do governo federal que tem como objetivo prevenir a violência contra jovens negros nas periferias. Com o Plano, uma série de ações voltadas à inclusão social, à autonomia dos jovens, à transformação territorial e ao aperfeiçoamento da atuação do poder público nesses territórios são implementadas junto às administrações municipais.

A iniciativa de um diálogo aberto foi elogiada pelos jovens, que ressaltaram a importância de haver mais espaços assim. “A juventude quer ocupar a Cidade da maneira mais plena possível. Queremos lotar ruas e praças, criarmos opções para isso”, disse Eusébio, do projeto SNJ Rádio Juventude.

“As audiências públicas têm marcado nossa gestão. A Cidade tem que dizer como ela quer ser construída”, disse o prefeito Fernando Haddad. O secretário Rogério Sottili também destacou a importância da participação social nessa gestão. “Esse é um governo de diálogo, que pretende escutar vocês."

Além das audiências públicas realizadas pela Prefeitura, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania iniciou uma série de conversas com a população chamada #DialogoSPDH. Já foram realizados encontros para a discussão de políticas para população em situação de rua, LGBT, juventude, migrantes e crianças e adolescentes. No dia 24 de junho, foi realizado um diálogo com a juventude específico para debater estratégias para a construção do Plano Juventude Viva em São Paulo.

Confira a lista dos movimentos presentes no diálogo:

- Ação Educativa

- Articulação Política da Juventude Negra

- Associação de Moradores Paraisópolis

- Associação Frida Kahlo

- Baixo Centro

- Bloco do Beco

- Campanha Eu Pareço Suspeito?

- Centro de Memória da Juventude

- Centro Direitos Humanos Campo Limpo

- Cicas – Zona Norte

- Comunidade Cidadã

- Educafro

- Fora do Eixo

- Fórum Hip Hop

- Frente de Luta por Moradia

- Instituo Socio Cultural - Vitor Orsolon

- Instituto Sou da Paz

- IPJ – Instituto Paulista de Juventude

- Juventude do PT

- Juventude MST

- Levante Popular da Juventude

- Liga do Funk

- Marcha Mundial de Mulheres

- Movimento Arte pela Vida

- Movimento Parque Augusta

- Nação Hip Hop

- Núcleo Jovens Políticos do Fundão

- Pastoral da Juventude

- Pirituba Acontece

- Programa Pop Stilo

- Projeto Aprendiz

- Quilombaque

- Rede de Juventude Ecumênica

- Rede Nossa São Paulo

- Rede Pense Livre

- Samba Pé

- Solano Trindade

- Tv.Doc.Capão

- Uneafro

- União da Juventude Socialista (UJS)

- União Estadual dos Estudantes

- União Municipal dos Estudantes

- União Nacional dos Estudantes

- União Paulista dos Estudantes Secundaristas

- Viração

 

Foto: Heloisa Ballarini/SECOM