Exposição relata descoberta da vala clandestina de Perus, onde foram enterradas vítimas da ditadura

Mostra será realizada simultaneamente no CEU Perus e no CEU Parque Anhanguera, relembrando os 23 anos da descoberta da vala, em que foram encontradas 1.049 ossadas enterradas clandestinamente

O CEU Perus e o CEU Parque Anhanguera, com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), da Subprefeitura de Perus e do Instituto Macuco, convidam para a exposição fotográfica ‘Vala clandestina de Perus – Desaparecidos políticos, um capítulo não encerrado da história brasileira’, que será realizada simultaneamente nos dois CEUs, de 4 a 13 de setembro.

O lançamento da mostra acontecerá no CEU Perus, na quarta-feira, dia 4, às 19h, quando se completam 23 anos da descoberta da vala clandestina.

Ao levar a mostra ao território de Perus, a SMDHC busca estimular o diálogo entre professores, estudantes e a comunidade local sobre essa história que tanto marca a região. A iniciativa faz parte da proposta de ocupação do espaço público pela cidadania que a SMDHC está desenvolvendo, com a parceria de equipamentos municipais e subprefeituras.

Realizada pelo Instituto Macuco e a Comissão Nacional da Anistia – Projeto Marcas da Memória, do Ministério da Justiça, a exposição traz uma rica narrativa sobre a descoberta da vala, no Cemitério Dom Bosco, em Perus, no dia 4 de setembro de 1990, onde foram enterrados desaparecidos políticos assassinados por militares da ditadura. Lá, foram encontradas 1.049 ossadas enterradas clandestinamente, que ainda aguardam identificação.

Compõem a exposição fotos e relatos do livro homônimo, lançado no ano passado pelo Instituto Macuco em parceria com a Comissão Nacional da Anistia. Há imagens históricas do fotógrafo Marcelo Vigneron, além de outras provenientes de arquivos de familiares.

Veja mais informações sobre o projeto aqui

 

Lançamento da exposição ‘Vala clandestina de Perus – Desaparecidos políticos, um capítulo não encerrado da história brasileira’
CEU Perus
Rua Bernardo José de Lorena, s/n
Dia 4/9, às 19h
Entrada gratuita
A exposição será realizada também, simultaneamente, no CEU Parque Anhanguera
R. Pedro José de Lima, 1.020
Até 13/9
De segunda a sexta, das 8h às 21h (horário da mostra nos dois CEUs)
Entrada gratuita