Operação Baixas Temperaturas continua e recebe aprimoramentos

Em encontro com outras Secretarias promovido pelo secretário Rogério Sottili, foram decididas medidas para incrementar as ações já oferecidas

Para qualificar a Operação Baixas Temperaturas, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, responsável por coordenar as ações governamentais para população em situação de rua, convocou na última quinta-feira, dia 1º, reunião com secretários municipais com o objetivo de incrementar as ações oferecidas.

Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Luciana Temer, o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel de Pieri, o secretário de Saúde, Filippi Junior, o subprefeito da Sé, Marcos Barreto, e o secretário de Segurança Urbana, Roberto Porto.

Além das Secretarias que já participam da operação, no encontro decidiu-se incluir também ações das Secretarias Municipais de Saúde e do Trabalho na Operação Baixas Temperaturas. Além de trabalhar com as equipes de consultório de rua nos locais de onde partem os ônibus para o alojamento da Defesa Civil, a Secretaria Municipal da Saúde também disponibilizará uma equipe no próprio local, das 17h às 22h, para identificar casos que necessitem de tratamento médico e fazer os devidos encaminhamentos.

Pela manhã, outra equipe da saúde estará no local para a realização de exames para diagnóstico da tuberculose. Também se decidiu que, a partir de agora, o espaço da Defesa Civil, situado na Rua Zachi Narchi, 600, passa a contar com uma Central de Apoio ao Trabalhador Móvel (CAT Móvel), das 17h às 22h, para tirar fotos, emitir carteira de trabalho, orientar os trabalhadores para o mercado de trabalho, confeccionar currículos e direcionar os interessados as oportunidades de emprego.

Os ônibus disponibilizados para levar a população em situação de rua até o abrigo da Defesa Civil partem do Pátio do Colégio, da Praça da Sé e da Tenda Alcântara Machado. No abrigo, as pessoas recebem jantar, cama e café da manhã. O Balcão de Atendimentos em Direitos Humanos, da SMDHC, localizado no Pátio do Colégio, também ampliou seu horário de funcionamento, ficando aberto até as 20h. O Balcão serve de apoio às equipes das diversas secretarias que atuam na Operação, acolhendo a população em situação de rua que aguarda pelos encaminhamentos.

A Operação Baixas Temperaturas permanece em vigor até o dia 31 de outubro, ampliando as vagas nos Centros de Acolhida sempre que as temperaturas na capital paulista alcançam indicadores menores de 13º C. Embora a temperatura já esteja subindo na cidade de São Paulo, o número de pessoas que procura os abrigos de acolhida continua aumentando. Somente no espaço da Defesa Civil, estruturado para receber ao menos 650 pessoas em situação de rua, houve 537 acolhimentos na última quarta-feira, dia 30.