Secretário analisa cenário e desafios da defesa dos direitos humanos no Brasil

Rogério Sottili participou de seminário realizado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos e disse que, apesar das conquistas alcançadas, ainda é preciso fazer ‘a revolução dos direitos humanos’ no país

Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, participou, no dia 27 de junho, do seminário Avanços e Desafios para a Garantia dos Direitos Humanos no País, organizado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Realizado na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, o encontro teve a participação de cerca de cem pessoas e debateu as conquistas, os desafios e os novos caminhos da proteção dos direitos humanos no Brasil.

Abordando o cenário atual e as demandas para o futuro, o secretário ressaltou os avanços na promoção e defesa desses direitos no país desde o início do processo de redemocratização, mas disse que ainda há muito a construir. E propôs uma reflexão sobre um possível retrocesso conservador que a sociedade parece estar vivendo.

“Até que ponto as manifestações conservadoras e fundamentalistas recentemente observadas representam de fato um retrocesso ou devem ser consideradas uma ameaça aos direitos humanos no país? Estaríamos mesmo andando para trás ou será que não é justamente uma reação por causa dos avanços conquistados com muita luta e mobilização?”, questionou.

Por fim, Rogério Sottili disse que ainda há muito a avançar para garantir, na realidade, o que as cartas de direitos humanos reconhecem na teoria. “Precisamos fazer ainda a revolução dos direitos humanos, uma avalanche de iniciativas que disseminem a cultura e educação em direitos humanos em todos os lugares.”

Veja fotos do evento aqui.