Prefeitura anuncia criação da Coordenação de Políticas para LGBT

Secretário de Direitos Humanos, Rogério Sotilli anunciou ontem, no evento #DialogosSPDH, que enviou à Câmara o projeto de lei que cria a Coordenação, em substituição à Coordenadoria de Assuntos para Diversidade Sexual (CADS)

Na noite de quarta (13), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promoveu o segundo encontro da série #DIALOGOSPDH, na Galeria Prestes Maia, centro, com transmissão ao vivo pela internet. O secretário de Direitos Humanos, Rogério Sotilli anunciou a criação da Coordenação de Políticas para LGBT, que substituirá a Coordenadoria de Assuntos para Diversidade Sexual (CADS). A mudança e reestruturação depende de aprovação de projeto de lei na Câmara. Além disso, o evento serviu para inaugurar discussões com a sociedade civil sobre políticas públicas para o público LGBT e apresentou os primeiros trabalhos desenvolvidos pela atual gestão para esse segmento social. “Com a entrega desse projeto na câmara e a reestruturação dos trabalhos poderemos focar as ações nesse público”, explicou Julian Rodrigues, coordenador de políticas LGBT da secretaria de Direitos Humanos.

Durante o evento também foram debatidos os preparativos para a parada LGBT, o maior evento do mundo nesse segmento. O objetivo deste ano é expandir a acessibilidade para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. “Com esta ação, o governo se faz presente, contempla todos os cidadãos que irão participar do evento, e nos dá a oportunidade de opinar sobre as expectativas e quais os pontos que precisam de mais investimentos”, disse o presidente do evento, Fernando Quaresma

Cerca de 150 pessoas participaram e apresentaram sugestões sobre os seguintes temas: prevenção ao HIV, o combate à homofobia, a nova atuação com foco comunitário da GCM e a reestruturação de áreas da cidade com as quais o público LGBT se identifica.Estiveram presentes no evento representantes de várias organizações LGBT,religiosos,profissionais de saúde e autoridades da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e de Direitos Humanos.

Esse é o segundo debate sobre políticas públicas na Galeria Prestes Maia, o primeiro aconteceu na terça-feira com lideranças de movimentos da juventude. Para o secretário de Direitos Humanos, Rogério Sottili, “os encontros fizeram surgir grandes idéias que serão colocadas em prática pelo poder público”.