Prefeitura reforça combate a exploração sexual e homofobia no Carnaval

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) irá intensificar o atendimento a denúncias de violações aos direitos humanos durante o Carnaval em toda a cidade de São Paulo.

Uma equipe de plantão atenderá as denúncias registradas pelo Disque 100, disque denúncia nacional criado para a proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual.

Dessa forma, os agentes poderão se deslocar ao local da ocorrência com rapidez, oferecendo apoio à vítima e orientação sobre seus direitos, acompanhando o encaminhamento dado ao caso. Neste período do ano, as denúncias mais comuns são relacionadas à exploração sexual, trabalho infantil, homofobia e violência contra a população LGBT.

Formada por servidores da SMDHC especializados em direitos da criança e do adolescente e da população LGBT, a equipe atuará de forma itinerante e também no Sambódromo do Anhembi.

No total, oito agentes - quatro da Prefeitura e quatro do Governo Federal - acompanharão casos mais graves e farão vistorias em pontos com maior presença de infrações.

A iniciativa foi idealizada em parceria inédita com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (SDH/PR) e contará com a participação de funcionários da Ouvidoria em Direitos Humanos do Governo Federal e conselheiros tutelares das subprefeituras.