SPTrans e CADS fazem acordo para lutar contra o preconceito

SPTrans firma parceria com a CADS no combate ao preconceito e garante nome social para travestis e transexuais no Bilhete Único

Em reunião realizada com a Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade Sexual (CADS) nesta terça-feira (16), a SPTrans confirmou a extensão do direito ao nome social para travestis e transexuais no Bilhete Único Mensal, que começou a ser cadastrado na última segunda-feira, dia 15.

Segundo Mauro Scarpinatti, representante da SPTrans na reunião, as travestis e transexuais que forem se cadastrar no Bilhete Único Mensal devem recorrer ao formulário já existente no sistema da empresa, o que lhes garantirá o nome social no bilhete.

Além de garantir o nome social às Transexuais e Travestis no Bilhete Único Mensal, a SPTrans vai reforçar a campanha de respeito à elas e também divulgará o decreto municipal que concede direito ao uso do nome social no Bilhete Único, com cartazes em terminais de ônibus e pequenos vídeos dentro dos coletivos com televisores.

Para o coordenador da CADS, Julian Rodrigues, a SPTrans ao assumir tais parcerias se torna um “exemplo” em torno do uso do nome social em aparatos do poder público. "A SPTrans é um exemplo na questão do nome social. O Bilhete Único garante o nome social das pessoas travestis e transexuais, e os funcionários dos postos de cadastramento estão orientados para garantir esse direito", afirma.

Combate à homofobia

Nesta mesma reunião, a CADS e a SPTrans firmaram parcerias em torno de campanhas de combate à homofobia a serem veiculadas no Jornal Ônibus, informativo presente em todos os coletivos da cidade de São Paulo, durante os meses de maio e junho.

O primeiro jornal a ser veiculado com informes de combate a homofobia e de promoção da diversidade sexual na cidade de São Paulo vai circular entre os dias 23 de maio e 2 junho, datas que coincidem com as atividades do mês do Orgulho LGBT e com a realização da XVII Parada do Orgulho LGBT na cidade de São Paulo. Além destes exemplares, também será produzida uma edição dedicada ao Dia da Visibilidade Lésbica (29 de agosto) e a divulgação do combate a homofobia pelo twitter da São Paulo Transportes (@SPTrans) no dia 17 de maio.

Para o gestor da CADS, Julian Rodrigues, a parceria reafirma um “ponto forte” do governo Haddad, que é o combate a homofobia na cidade de São Paulo. "A parceria com a SPTrans e a Secretara Municipal de Transportes vai impulsionar as políticas municipais de combate à homofobia, um ponto forte do atual governo municipal. Incluir os eventos LGBT como a Parada do Orgulho e o Dia da Visibilidade Lésbica no Jornal do Ônibus, é um passo importante na construção de uma cultura da diversidade", afirma.