O Prêmio de Direito à Memória e à Verdade Alceri Maria Gomes da Silva foi criado pela Portaria nº 149 de 11 de novembro de 2016, reformulada pela Portaria nº137/SMDHC/2019, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e consiste em uma homenagem às pessoas físicas ou jurídicas que atuam na preservação da memória e na busca pela verdade das violações aos direitos humanos cometidas durante o período da ditadura militar e/ou que atuem ou desenvolvam o todo ou parte de suas atividades no município de São Paulo; ou, ainda, tenham a cidade como tema central de análise dessa pauta.
Neste prêmio já foram homenageados:
2016
Prêmio: Fábio Konder Comparato
Menção: Tata Amaral
Menção: CAAF-Unifesp
2017
Prêmio: Flávia Schilling
Menção: Caco Barcellos
Menção: Agência Pública
2018
Prêmio: José Luiz Del Roio
Menção: Amelinha Teles
Menção: Memorial da Resistência
2019
Prêmio: Eugênia Gonzaga
Menção: Jean Willys
Menção: Ponte Jornalismo
2020
Prêmio - Anivaldo Pereira Padilha
Menção: Central Única das Favelas
Menção: Maria Auxiliadora de Almeida Cunha Arantes (Dodora Arantes)
Prêmio Alceri Maria Gomes da Silva 2021
ATENÇÃO! A divulgação dos homenageados acontecerá em cerimônia pública híbrida (presencial e virtual) no dia 10 de dezembro de 2021 durante o Festival de Direitos Humanos – que ocorre entre 06 a 10 de dezembro. Acompanhe nosso site para saber da programação completa do Festival.
Para acessar o edital que regula a indicação de nomes para o Prêmio de Direito à Memória e à Verdade Alceri Maria Gomes da Silva clique aqui.