Formações

Formações EDH

Trata-se de um dos principais eixos da Coordenação EDH.

FORMAÇÃO 2021

Inscrições até o dia 8/03 ou até o preenchimento das vagas
Cursos remotos em direitos humanos via Microsoft Teams
 
Curso Remoto:  Introdução aos Direitos Humanos
Link de inscrição: https://forms.gle/vzwKonqxD4CaYMST9
Vagas: 100
Data do curso: 12/03, 19/03, 26/03 e 01/04
Horário: 10h00 às 12h00
 
Curso Remoto: Desvendando o Arco - Íris – Mitos e Realidades
Link de inscrição: https://forms.gle/GPFDqbpppYikjkLw8
Vagas: 100
Data do curso: 10, 17, 24 e 31 de março
Horário: 10h00 às 12h00

 

Em 2019 foram executadas as seguintes ações:

Programa de Capacitação em Direitos Humanos e Cidadania – Módulo I – Fundamentos de Direitos Humanos e Cidadania:

O programa é desenvolvido junto à EMASP – Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo e consiste numa grade horária de 20h/aula, com cinco encontros temáticos. Ao longo de 2019 foram formadas 04 turmas com média de 30 pessoas por turma, totalizando 120 servidores. O curso é oferecido para todos os servidores da PMSP.

Programa de Formação para os Agentes da Rede de Serviços da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania:

Com o objetivo de fortalecer a cultura dos direitos humanos no ambiente de trabalho dos agentes públicos que atuam nos Serviços da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com especial atenção ao atendimento de públicos em situação de vulnerabilidade social, bem como padronizar procedimentos para que possam facilitar a organização de informações comuns a Rede de Serviços e qualificar o atendimento e promover a integração entre todos os serviços, o programa formado por 04 Módulos, foi desenvolvido ao longo de 2019 em formato piloto.

Em 2020, em razão da edição do Decreto Municipal nº Decreto 59.283/20, migramos os cursos presenciais para EAD – educação à distância:

• Educação em Direitos Humanos – Sensibilizando para o amanhã:

A Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania, por meio de seu Departamento de Educação em Direitos Humanos, realizou dois processos formativos de sensibilização para servidores públicos municipais.
E por que o termo sensibilização? Quando falamos em educação em direitos humanos, estamos falando em SENSIBILIZAR as pessoas para as questões relativas à dignidade da pessoa humana, por exemplo. Sensibilizar é comover, tornar sensível, é a disseminação do conhecimento buscando informar e esclarecer sobre os problemas cotidianos e reais aos quais segmentos socialmente vulneráveis estão sujeitos, suas possíveis soluções e com isso torná-las participativas, exercendo uma cidadania plena.

A sensibilização é uma ferramenta para a mudança de comportamento, o despertar para os problemas sociais e a exclusão de pessoas com a negação de seus direitos.

Assim, a educação em direitos humanos não conscientiza, uma vez que o processo de conscientização é intrínseco a cada um. A educação em direitos humanos sensibiliza, buscando transformar atitudes.

O primeiro deles voltado para a “Introdução aos Direitos Humanos” e o segundo com o foco na população LGBTI+, com o título: Desvendando o Arco Íris – Mitos e Realidade, com 4 encontros de 1h cada.
Em razão do alto número de inscritos abrimos uma segunda turma para cada curso, com um ótimo índice de freqüência participação dos cursistas.

Introdução aos Direitos Humanos
Inscritos: 222
Aprovados com mais de 75%: 50
Participaram ao menos uma vez: 32
Total de participantes: 82
Evasão: 39,02%

Desvendando o Arco-Íris- Mitos e Realidades
Inscritos: 184
Aprovados com mais de 75%: 70
Participaram ao menos uma vez: 21
Total de participantes: 91
Evasão: 23,07%

OBS.: “Segundo o último CENSO EAD, instituições de ensino que ofereciam cursos 100% chegavam a ter uma taxa de evasão de até 50%. Para cursos semipresenciais, esse número é de 25%.
Ou seja, analisando esses dados, cerca de metade dos alunos matriculados não chegam a completar o curso. É um número bastante expressivo e mostra que, de fato, a evasão no EAD é um dos maiores obstáculos para o ensino a distância no país”. (Fonte: https://sambatech.com/blog/cat-ead/evasao-na-ead/#:~:text=Segundo%20o%20%C3%BAltimo%20CENSO%20EAD,chegam%20a%20completar%20o%20curso)
Devemos ressaltar que nossos cursos foram totalmente EAD e estivemos bem abaixo do percentual de evasão. O curso Desvendando o Arco Íris esteve abaixo até da evasão de cursos semipresenciais. Tais dados demonstram o interesse dos servidores públicos pelos temas ofertados, mostrando que podemos ampliar a paleta de cursos a serem oferecidos.